Desviar de programas: Vilém Flusser nas fronteiras entre arte, tecnologia e política
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.230354Palabras clave:
arte, tecnologia, política, pós-história, Vilém FlusserResumen
As intersecções entre arte e tecnologia são amplamente estudadas nas artes, mas há poucas abordagens filosóficas sobre o assunto. Este artigo se insere nessa lacuna, partindo de algumas ideias de Vilém Flusser. De acordo com o autor, o termo grego techné foi dividido em uma parte que se tornou objetivada a serviço da ciência e credenciada como o único tipo de conhecimento rigoroso, e em outra parte que foi subjetivada enquanto produção de formas estéticas sem valor epistemológico. Assim, no contexto científico, a techné foi transformada em tecnologia e amputada da estética, da ética e da política, ao passo que, no contexto artístico, foi transformada obras de arte amputadas do conhecimento e separadas da vida cotidiana. O problema é que objetividade e subjetividade são consideradas abstrações em relação ao conhecimento concreto, que é sempre intersubjetivo e, portanto, político. Por conseguinte, seria preciso superar a ruptura entre arte, tecnologia e ciência para politizá-las, isto é, para resgatar um tipo de conhecimento que esteja em sintonia com os valores, ideias, técnicas e vivências estéticas da coletividade. Tendo em vista essas considerações, este artigo aborda diversos exemplos em que arte e tecnologia são misturadas de modo a politizar o debate sobre ambas.Citas
Comitê Invisível. Aos nossos amigos: crise e insurreição. São Paulo: N-1 edições, 2016.
FLUSSER, V. “Criação científica e artística”. In: Conferência Maison de la Culture, Chalon s/ Saone, s.p., 1982. Manuscrito disponível no Arquivo Flusser, Berlim.
FLUSSER, V. “The Photograph as Post-Industrial Object”. Leonardo, v. 19, n. 4 p. 329-332, 1986.
FLUSSER, V. “O Espírito do Tempo nas Artes Plásticas”. Publicado originalmente em SL, OESP, 16 (703): 4, 03.01.71.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Annablume, 2011a.
FLUSSER, V. Pós-História: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: Annablume, 2011b.
FLUSSER, V. Língua e Realidade. São Paulo: Annablume, 2007.
KRISTELLER, P.O. “The Modern System of the Arts: A Study in the History of Aesthetics. Part I”. Journal of the History of Ideas, v. 12, n. 4, p. 496-527, Oct. 1951.
KRISTELLER, P.O. “The Modern System of the Arts: A Study in the History of Aesthetics Part II”. Journal of the History of Ideas, v. 13, n. 1 p. 17-46, Jan. 1952.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.