Sobre o verificacionismo e restrições ao princípio do terceiro excluído

Marcos Silva

Resumo


O presente artigo mostra como relacionar o problema do Wittgenstein Intermediário em expressar relações conceituais entre cores a alguns problemas com suas observações verificacionistas. Discute-se também alguns problemas concernentes ao princípio do terceiro excluído (PTE) no contexto das Satzsysteme e do verificacionismo em algumas discussões do Circulo de Viena. Para tanto, investiga-se a relação entre inferencialismo e verificacionismo. Lidar-se-á com o assim chamado problema da exclusão de cores e seu impacto no meio notacional tractariano, mas mostrando que tabelas de verdade podem expressar relações de contrariedade, subcontrariedade e contraditoriedade a partir de mutilações sistemáticas de suas linhas. Também se examina como  e por que nos sistemas fenomenológicos PTE parece não valer.



Palavras-chave


Verificacionismo, Expressivismo, Inferencialismo, Contradição, Contrariedade, Wittgenstein Intermediário

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Perspectiva Filosófica - ISSN: 2357-9986

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.