A lógica de classes de Boole e a Lei Index

Alessandro Bandeira Duarte

Resumo


No presente artigo, discutirei a afirmação de Boole segundo a qual lógica não deve ser associada à metafísica. A visão de Boole depende de uma interpre-tação particular da Lei Index como uma lei algébrica, da qual o princípio de contradição é derivado. Mostrarei que a visão de Boole é equivocada, uma vez que temos que rejeitar a interpretação algébrica da Lei Index. Além dis-so, apresentarei o sistema da lógica de classes de Boole, mostrando as vanta-gens e desvantagens de seu sistema. Apresentarei como derivar Barbara e Celarent a partir dos axiomas e discuto que o método de solução de equações não pode ser considerado um método de dedução.

Palavras-chave


Boole. Lei Index. lógica de Classes. Axiomas. Método de Solução de Equações.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Alessandro Bandeira Duarte

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.