O Paradoxo do Mentiroso: Aspectos Técnicos e Filosóficos

Guilherme Cardoso, Ederson Melo, Túlio Aguiar

Resumo


Nosso objetivo principal, neste texto, é o de fornecer uma introdução crítica ao paradoxo do Mentiroso, tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista filosófico. Primeiramente, vamos apresentar diferentes versões do Mentiroso e relacionar importantes resultados limitativos associados a ele, o Lema Diagonal e o Teorema da Indefinibilidade de Tarski. Em seguida, iremos apresentar algumas das principais abordagens do paradoxo. Finalmente, iremos confrontá-las com uma mesma objeção: a aparente impossibilidade de se conciliar completamente poder expressivo ilimitado de um lado e consistência ou não-trivialidade de outro.


Palavras-chave


Paradoxo do Mentiroso. Lema Diagonal. Teorema da Indefinibilidade. Lacunas. Aglutinações. Trivialidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Guilherme Cardoso, Ederson Melo, Túlio Aguiar

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.