Hermenêutica e o "novo" transcendentalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.251187

Palavras-chave:

hermenêutica, transcendentalismo, fenomenologia transcendental, interpretação

Resumo

Este artigo trata da relação entre hermenêutica e transcendentalismo. Em específico, são considerados elementos conceituais de dois hermeneutas, Heidegger e Gadamer, bem como a noção de filosofia transcendental elaborada por Husserl. É claro que a questão do transcendentalismo é anterior ao que hoje nós conhecemos por tradição fenomenológica-hermenêutica, na qual estão inseridos os autores mencionados. A proposta aqui é justamente traçar as correspondências filosóficas entre as hermenêuticas da facticidade heideggeriana e filosófica gadameriana e o novo modelo de transcendentalismo constituinte da fenomenologia husserliana. Considero, portanto, as críticas de Husserl a Descartes e a Kant, filósofos que são associados à filosofia transcendental moderna e com os quais Husserl esteve em confronto teórico. Mesmo que a polêmica virada transcendental de Husserl tenha sido muito criticada, sua fenomenologia transcendental é fundada como uma orientação epistemológica que influenciará as teorias da interpretação de seus sucessores supracitados, na medida em que coloca em questão a constituição de “objetividades” pela perspectiva da significação.  

Biografia do Autor

Luciane Luisa Lindenmeyer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Filosofia pelo PPG da UNISINOS. Mestre em Filosofia pela mesma instituição.

Bolsista Prosuc/CAPES

Referências

FIGAL, Günter. Objectivity: the hermeneutical and philosophy. Translated by Theodore D. George. Albany: State University of New York, 2010.

FINKELDE, Dominik; LIVINGSTON, Paul M (Editors). Idealism, Relativism, and Realism: New essays on Objectivity Beyond Analytic – Continental Divide. Berlin/Boston: De Gruyter, 2020.

GADAMER, Hans-Georg. Hegel – Husserl – Heidegger. Trad. Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método, traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 1ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II, complementos e índice. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Os problemas fundamentais da fenomenologia. Trad. Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Parte I. Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback. 15ª Ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2005.

HUSSERL, Edmund. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. De acordo com a Husserliana VI. Trad. Diogo Falcão Ferrer. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

HUSSERL, Edmund. A ideia de Fenomenologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2000.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Trad. Márcio Suzuki. 2ª. Ed. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.

HUSSERL, Edmund. Meditações cartesianas e Conferências de Paris. De acordo com o texto da Husserliana I. Trad. Pedro M. S. Alves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

MOURA, Carlos Alberto Ribeiro de. Crítica da razão na fenomenologia. São Paulo: Nova Stella: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

RESENDE, José. Em busca de uma teoria do sentido: Windelband, Rickert, Husserl, Lask e Heidegger. São Paulo: EDUC; FAPESP, 2013.

RICOEUR, Paul. Na escola da fenomenologia. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

TOURINHO, Carlos Diógenes C. As duas faces da crítica de Husserl ao naturalismo: dos problemas de fundamentação teórica aos perigos para a cultura. In. Aoristo International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics. v. 1, n. 2, 2017, p. 9-22.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Dossiê temático sobre Filosofia Hermenêutica