O jogo da hermenêutica filosófica de Gadamer: o jogo da arte, da compreensão e do diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.251905

Palavras-chave:

arte, compreensão, diálogo, Gadamer, jogo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito e as características da ideia de jogo, de acordo com a hermenêutica filosófica de Gadamer. O jogo, para além de ser uma experiência subjetiva do jogador, também pode ser compreendido como um fenômeno externo aos jogadores e que os abarca. Nisso reside seu caráter medial, isto é, o jogo é expressão de tudo aquilo que pode ser meio. A fim de ilustrar tal entendimento sobre o conceito de jogo, este será articulado com a experiência de verdade da arte, o processo de compreensão e o diálogo nas três seções de Verdade e MétodoI. Dessa forma, será possível colocar em relevo a importância estrutural desse conceito na arquitetura da referida obra.

Biografia do Autor

Paula Furtado Goulart, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorado em andamento em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca dos impactos da utilização das novas tecnologias da comunicação (new media) na experiência da linguagem e na lida com a alteridade, especialmente, a partir do pensamento fenomenológico e hermenêutico de Hans-Georg Gadamer. Mestrado em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade de Brasília - UnB, acerca da temporalidade e da simultaneidade no pensamento hermenêutico de Hans-Georg Gadamer. Prêmio de Melhor Dissertação de Filosofia no Biênio 2018-2019 da UnB. Menção honrosa no Prêmio Filosofas, promovido pela ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia).
Graduação concluída em Filosofia pela Universidade de 
Interesse em Hermenêutica, Linguagem, Filosofia da Comunicação, Filosofia Simbólica das Mídias, Filosofia da Tecnologia, Epistemologia e Fenomenologia.

Referências

BRADBURY, R. Fahrenheit 451(1953). London: Penguin, 2016.

FINK, E. Play as a symbol of the world and other writings. Translated by Ian Alexander Moore and Christopher Turner. Indiana : Indiana University Press, 2016.

GADAMER, H- G. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 14ª edição. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.

GADAMER, H- G. Verdade e Método II: complementos e índice. 6ª edição. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2011.

GADAMER, H- G. (Gesammelte Werke, Bd.01) Wahrheit und Methode: 1. Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik. Tubingen: Mohr, 1999.

GADAMER, H- G. (Gesammelte Werke, Bd.02) Wahrheit und Methode: Ergänzungen, Register. Tubingen: Mohr, 1993.

HEIDEGGER, M. A Origem da Obra de Arte. In: HEIDEGGER, M. A. Caminhos de Floresta. Tradução de Irene Borges-Duarte et al. 2.ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2012.

HEIDEGGER, M. Introdução à Filosofia. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 1ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2005.

KAHLMEYER-MERTENS, R. S. 10 Lições sobre Gadamer. 1ª edição. Petrópolis: Vozes, 2017.

LAWN, C. Compreender Gadamer. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Edição

Seção

Dossiê temático sobre Filosofia Hermenêutica