O valor cambiante: da arte urbana à contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256183

Palavras-chave:

arte contemporânea, arte urbana, graffiti, filosofia da arte, valoração

Resumo

Este artigo busca, através da análise de alguns artistas que tiveram a sua formação na matriz da arte urbana, identificar como se operou sua aceitação entre um público mais amplo e mais especificamente, sua inserção no mundo das artes contemporâneas. Sua educação não-formal ao mesmo tempo que os destaca pela novidade, pelo exotismo da alteridade, também os direciona por modos de valoração norteadores distintos dos de artistas que vieram da educação formal. Será levantada a noção dos “conjuntos valorativos” norteadores da produção de artistas formados em diferentes matrizes, como modelo para identificar tanto a sua produção quanto a recepção da mesma, e como aparentemente o cruzamentos de pontos em comum dos distintos conjuntos valorativos é o que dita no final das contas o maior ou menor sucesso e adequação entre diferentes esferas.

Biografia do Autor

Pedro Moreira, Universidade de São Paulo

Doutorado em Filosofia pela USP

Referências

BAUDRILLARD, Jean. KOOL KILLER ou l'insurrection par les signes.Les partisans du moindre effort, 2005. Disponível em http://www.lpdme.org

BELTING, Hans. O Fim da História da Arte. Tradução: Rodnei Nascimen-to. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

CHASTANET, François. Cholo Writing: Latino Gang Graffiti in Los Ange-les. Estocolmo: Dokument Press, 2015.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Tradução: Edmundo FernandesDias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

GRAÇA, Pedro Moreira. O Muro de Fora: Matrizes e desenvolvimentos dapintura e escritura mural paulistana. Dissertação de mestrado. São Paulo,2017.

HUYSSEN, Andreas. Mapeando o Pós-Moderno in Pós Modernismo e Po-lítica. Organização Heloisa Buarque de Holanda. Tradução: Carlos A. de CMoreno. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

LEWISOHN, Cedar. Street Art: The Graffiti Revolution.Londres: Tate Pu-blishing, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal: Prelúdio a uma filosofiado futuro. Tradução: Paulo César Lima de Souza. São Paulo: Companhiadas letras, 1997.

SENO, Ethel (editora). Trespass: História da arte urbana não encomenda-da. Köln: Taschen, 2010.

SZACHER, Allan (org.). Estética Marginal Volume 2. São Paulo: Zupi Edi-tora, 2012

Mur Murs. Escrito e dirigido por Agnès Varda. França, 1980.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê temático sobre Filosofia e Arte Contemporânea