O valor cambiante: da arte urbana à contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256183Palavras-chave:
arte contemporânea, arte urbana, graffiti, filosofia da arte, valoraçãoResumo
Este artigo busca, através da análise de alguns artistas que tiveram a sua formação na matriz da arte urbana, identificar como se operou sua aceitação entre um público mais amplo e mais especificamente, sua inserção no mundo das artes contemporâneas. Sua educação não-formal ao mesmo tempo que os destaca pela novidade, pelo exotismo da alteridade, também os direciona por modos de valoração norteadores distintos dos de artistas que vieram da educação formal. Será levantada a noção dos “conjuntos valorativos” norteadores da produção de artistas formados em diferentes matrizes, como modelo para identificar tanto a sua produção quanto a recepção da mesma, e como aparentemente o cruzamentos de pontos em comum dos distintos conjuntos valorativos é o que dita no final das contas o maior ou menor sucesso e adequação entre diferentes esferas.
Referências
BAUDRILLARD, Jean. KOOL KILLER ou l'insurrection par les signes.Les partisans du moindre effort, 2005. Disponível em http://www.lpdme.org
BELTING, Hans. O Fim da História da Arte. Tradução: Rodnei Nascimen-to. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
CHASTANET, François. Cholo Writing: Latino Gang Graffiti in Los Ange-les. Estocolmo: Dokument Press, 2015.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Tradução: Edmundo FernandesDias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
GRAÇA, Pedro Moreira. O Muro de Fora: Matrizes e desenvolvimentos dapintura e escritura mural paulistana. Dissertação de mestrado. São Paulo,2017.
HUYSSEN, Andreas. Mapeando o Pós-Moderno in Pós Modernismo e Po-lítica. Organização Heloisa Buarque de Holanda. Tradução: Carlos A. de CMoreno. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
LEWISOHN, Cedar. Street Art: The Graffiti Revolution.Londres: Tate Pu-blishing, 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal: Prelúdio a uma filosofiado futuro. Tradução: Paulo César Lima de Souza. São Paulo: Companhiadas letras, 1997.
SENO, Ethel (editora). Trespass: História da arte urbana não encomenda-da. Köln: Taschen, 2010.
SZACHER, Allan (org.). Estética Marginal Volume 2. São Paulo: Zupi Edi-tora, 2012
Mur Murs. Escrito e dirigido por Agnès Varda. França, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.