O que Interessa em Décio Pignatari
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256184Palavras-chave:
concretismo, Décio Pignatari, Godard, poesia contemporânea, signovoResumo
O que pretendemos com o presente ensaio é destacar alguns aspectos da poética de Décio Pignatari que, em boa medida, singularizam seu percurso textual quando confrontado com um suposto estilo sério-estético que marcaria a produção dos poetas concretos. A mistura de códigos verificada em seus poemas verbais e não-verbais, tais como o humor sem verniz necessariamente erudito – já que é notório seu interesse pela cultura pop –, a imagética priapeia, o apetite semiótico quase pornógrafo, o trato não cerimonioso com a tradição etc, conferem à poética de Pignatari uma disposição para as transações com outras formas sígnicas. E é desde essa perspectiva que procuramos relacionar suas invenções de designer de linguagem com o anticinema de Jean-Luc Godard cuja filmografia se dissipa enquanto perturba a faculdade narrativa atribuída à sétima arte. Ambos, o poeta e o cineasta, são criadores da não linearidade, ou como Pignatari talvez preferisse afirmar, criadores em busca do signovo.Referências
AUDEN, W. H.. Poemas / W. H. Auden. Seleção João Moura Jr.; tradução e introdução José Paulo Paes e João Moura Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
ANDRADE, Mário de. Poesias completas. São Paulo: Círculo do Livro, 1976.
PIGNATARI. Décio. Semiótica & literatura: icônico e verbal, Oriente e Ocidente. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
PIGNATARI. Décio. Poesia pois é. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
Sobre o personagem Amigo da Onça: https://www.jws.com.br/2021/01/memoria-o-amigo-da-onca/
CAMPOS, Augusto de; PIGNATRI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2006.
FAUSTINO, Mário. Artesanatos da poesia: fontes e correntes da poesia ocidental. Pesquisa e organização de Maria Eugenia Boaventura. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A vida passada a limpo/ Carlos Drummond de Andrade; posfácio Luciano Rosa — 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
BORGES, Jorge Luis. El hacedor. Buenos Aires: Emecé Editores, 1960.
MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Organização de Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
PAZ, Octavio. Transblanco (em torno a Blanco de Octavio Paz) / Octavio Paz e Haroldo de Campos. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.