O que Interessa em Décio Pignatari

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256184

Palavras-chave:

concretismo, Décio Pignatari, Godard, poesia contemporânea, signovo

Resumo

O que pretendemos com o presente ensaio é destacar alguns aspectos da poética de Décio Pignatari que, em boa medida, singularizam seu percurso textual quando confrontado com um suposto estilo sério-estético que marcaria a produção dos poetas concretos. A mistura de códigos verificada em seus poemas verbais e não-verbais, tais como o humor sem verniz necessariamente erudito – já que é notório seu interesse pela cultura pop –, a imagética priapeia, o apetite semiótico quase pornógrafo, o trato não cerimonioso com a tradição etc, conferem à poética de Pignatari uma disposição para as transações com outras formas sígnicas. E é desde essa perspectiva que procuramos relacionar suas invenções de designer de linguagem com o anticinema de Jean-Luc Godard cuja filmografia se dissipa enquanto perturba a faculdade narrativa atribuída à sétima arte. Ambos, o poeta e o cineasta, são criadores da não linearidade, ou como Pignatari talvez preferisse afirmar, criadores em busca do signovo.

Biografia do Autor

Ronald Augusto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado em letras pela UFRGS

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Sobre o personagem Amigo da Onça: https://www.jws.com.br/2021/01/memoria-o-amigo-da-onca/

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Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Dossiê temático sobre Filosofia e Arte Contemporânea