Enativismo e Psicologia Moral: Aprendendo (Juntos) a Ser Gente
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256761Palavras-chave:
enativismo, psicologia moral, hábitos, tornar-se humano, dimensão ética da experiênciaResumo
No presente artigo apresento a perspectiva enativa e uma revisão da literatura que visa prover contribuições ao pensamento ético. Mostro como na perspectiva enativa subjaz uma psicologia moral contrária a perspectivas morais universalistas. Por psicologia moral entendo uma compreensão robusta da mente humana, seu desenvolvimento e o que ela é, na medida em que tal compreensão é relevante à vida moral. Por perspectivas morais universalistas, quero me referir a teorias que consideram questões morais como fundamentalmente acerca de escolhas morais, e portanto, que a filosofia moral deve se orientar em torno de uma discussão acerca de quais princípios devem (universalmente) guiar as ações escolhidas. Após apresentar a imagem enativa da psicologia moral humana, veremos que ela precisa ser suplementada por uma proposta do que constitui a dimensão ética da experiência.
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