Enativismo e Psicologia Moral: Aprendendo (Juntos) a Ser Gente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256761

Palabras clave:

enativismo, psicologia moral, hábitos, tornar-se humano, dimensão ética da experiência

Resumen

No presente artigo apresento a perspectiva enativa e uma revisão da literatura que visa prover contribuições ao pensamento ético. Mostro como na perspectiva enativa subjaz uma psicologia moral contrária a perspectivas morais universalistas. Por psicologia moral entendo uma compreensão robusta da mente humana, seu desenvolvimento e o que ela é, na medida em que tal compreensão é relevante à vida moral. Por perspectivas morais universalistas, quero me referir a teorias que consideram questões morais como fundamentalmente acerca de escolhas morais, e portanto, que a filosofia moral deve se orientar em torno de uma discussão acerca de quais princípios devem (universalmente) guiar as ações escolhidas. Após apresentar a imagem enativa da psicologia moral humana, veremos que ela precisa ser suplementada por uma proposta do que constitui a dimensão ética da experiência.

Biografía del autor/a

Jeferson Huffermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Principais áreas de atuação: Enativismo, Filosofia das Ciências Cognitivas, Filosofia da Ciência, Filosofia da Mente, Epistemologia.

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Publicado

2022-12-12

Número

Sección

Dossiê “Fenomenologia, Ação, Cognição e Afetividade”