A filosofia vai à escola: o que é isto?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.241173Keywords:
filosofia, ensino, escolaAbstract
Pensar o ensino da disciplina de Filosofia é uma tarefa bastante atual. Talvez porque as outras disciplinas como a matemática, o português, a geografia, por exemplo, já tenham historicamente consolidado seu conteúdo curricular na educação básica; mas, talvez não. Porém, pensar o ensino de qualquer disciplina requer pensar a escola. Qual escola está sendo tratada aqui? Certamente não é a escola ideal, muito menos uma específica como estrutura física delimitada. O que tratamos aqui é o modelo de escola, como concebemos este lugar comum a todas as disciplinas que varia de acordo com a proposta político-pedagógica das instituições. As escolas parecem compor uma variedade de opções na formação das pessoas. Umas voltadas para a formação profissional, outras direcionadas para levar os jovens às universidades. Mas, a quê serve a escola? Assim, buscaremos perceber a conjectura onde está sendo introduzido o ensino de filosofia como disciplina da escola, aonde os professores/pesquisadores ainda buscam desde 2008, justificar sua presença, construindo seu espaço neste nível do ensino para então, poder tomar posição quanto ao ensino da disciplina de filosofia propriamente dita que em nosso entender não deve se prender a utilidade da filosofia, nem ser meramente fixa a conteúdos da história da filosofia.References
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