A filosofia vai à escola: o que é isto?

Autores

  • Hilson Santos Olegario Universidade Federal de Pernambuco
  • Junot Cornelio Matos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2017.241173

Palavras-chave:

filosofia, ensino, escola

Resumo

Pensar o ensino da disciplina de Filosofia é uma tarefa bastante atual. Talvez porque as outras disciplinas como a matemática, o português, a geografia, por exemplo, já tenham historicamente consolidado seu conteúdo curricular na educação básica; mas, talvez não. Porém, pensar o ensino de qualquer disciplina requer pensar a escola. Qual escola está sendo tratada aqui? Certamente não é a escola ideal, muito menos uma específica como estrutura física delimitada. O que tratamos aqui é o modelo de escola, como concebemos este lugar comum a todas as disciplinas que varia de acordo com a proposta político-pedagógica das instituições. As escolas parecem compor uma variedade de opções na formação das pessoas. Umas voltadas para a formação profissional, outras direcionadas para levar os jovens às universidades. Mas, a quê serve a escola? Assim, buscaremos perceber a conjectura onde está sendo introduzido o ensino de filosofia como disciplina da escola, aonde os professores/pesquisadores ainda buscam desde 2008, justificar sua presença, construindo seu espaço neste nível do ensino para então, poder tomar posição quanto ao ensino da disciplina de filosofia propriamente dita que em nosso entender não deve se prender a utilidade da filosofia, nem ser meramente fixa a conteúdos da história da filosofia.

Biografia do Autor

Hilson Santos Olegario, Universidade Federal de Pernambuco

Professor de Filosofia do Estado de Alagoas, Mestrando Profissional de Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, sua pesquisa é voltada para a educação anarquista no ensino de filosofia do ensino médio.

Junot Cornelio Matos, Universidade Federal de Pernambuco

Orientador. Doutor em Filosofia. Professor da UFPE.

Referências

FOUCAULT, M. (1994) História da sexualidade I: vontade de saber. Trad. de PedroTamen. Lisboa: Relógio D ́Água Editores.

FOUCAULT, M. (1997) Vigiar e punir: nascimento da prisão. 32. ed. Trad. de RaquelRamalhete. Petrópolis: Editora Vozes.

FREITAG, B. (1986) Escola, Estado e sociedade. 6. ed. São Paulo: Editora Moraes.

MATOS, J. (2015) Filosofando sobre o ensino de filosofia. O que nos faz pensar -Cadernos do departamento de filosofia da PUC-RIO. Rio de Janeiro, v. 30, p.367- 382.

SAVIANNI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze tesessobre educação e política. 22. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

TOMASETTI, E. M. (2012) Filosofia como disciplina: entre a instituição, avigilância e o pensar filosófico. In: SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de; JaimeBiela (orgs). Filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas. Natal: EDUFERN, p.37 – 50

Downloads

Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

Artigos Variados