Da vulnerabilidade da Filosofia: um estudo sobre a presença da filosofia como uma disciplina frente às atuais mudanças curriculares no ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2021.249346

Palabras clave:

novo ensino médio, filosofia, vulnerabilidade, legislação

Resumen

A presença da Filosofia enquanto disciplina escolar no currículo do ensino médio no Brasil, passa por um novo momento histórico. Marcado principalmente por novas legislações educacionais, como a Lei 13.415/17 e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a política educacional brasileira modificou-se substancialmente e ameaça a não permanência da Filosofia no currículo do ensino médio. Desta forma, a partir desse novo contexto político educacional, urge a necessidade de se discutir a presença da Filosofia nas escolas de ensino médio no Brasil, ressaltando mais uma vez, a sua importância. Para tanto, esse trabalho se propõe a responder a problemática:  Por que a Filosofia se torna vulnerável dentro do atual contexto político educacional brasileiro? A partir dessa problemática pretendemos corresponder aos seguintes objetivos: Discutir qual o lugar da Filosofia após as mudanças na legislação educacional brasileira; abordar os fatores responsáveis pelo caráter de vulnerabilidade da filosofia e ressaltar o importante papel formativo da Filosofia na educação.  Trabalhar a temática do novo ensino médio é bastante relevante, uma vez que o novo ensino médio irá impactar diretamente na vida de milhões de brasileiros e brasileiras.

 

Biografía del autor/a

Ellen Maianne Santos Melo Ramalho, Instituto Federal de Alagoas (IFAL); Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC; Especialista em Epistemologia e Fenomenologia, também pela UESC. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Doutoranda em Educação, pela mesma Universidade. É professora de Filosofia do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Arapiraca. Possui grande produção acadêmica, incluindo: publicações de artigos em revistas Qualis A e B; Palestras; Participação em diversas mesas-redondas; minicursos e oficinas. Foi Bolsista Produtividade PQ A e possui o Reconhecimento de Saberes e Competências, RSC III ´pelo IFAL. Possui  capítulos de livros publicados e já desenvolveu seis projetos de pesquisa no âmbito do IFAL. Essas informações e muitas outras constam no link do currículo Lattes que segue:  http://lattes.cnpq.br/9486759216441150

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Publicado

2021-11-01

Número

Sección

Dossiê temático Filósofas no Nordeste