Da vulnerabilidade da Filosofia: um estudo sobre a presença da filosofia como uma disciplina frente às atuais mudanças curriculares no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2021.249346Palavras-chave:
novo ensino médio, filosofia, vulnerabilidade, legislaçãoResumo
A presença da Filosofia enquanto disciplina escolar no currículo do ensino médio no Brasil, passa por um novo momento histórico. Marcado principalmente por novas legislações educacionais, como a Lei 13.415/17 e a aprovação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a política educacional brasileira modificou-se substancialmente e ameaça a não permanência da Filosofia no currículo do ensino médio. Desta forma, a partir desse novo contexto político educacional, urge a necessidade de se discutir a presença da Filosofia nas escolas de ensino médio no Brasil, ressaltando mais uma vez, a sua importância. Para tanto, esse trabalho se propõe a responder a problemática: Por que a Filosofia se torna vulnerável dentro do atual contexto político educacional brasileiro? A partir dessa problemática pretendemos corresponder aos seguintes objetivos: Discutir qual o lugar da Filosofia após as mudanças na legislação educacional brasileira; abordar os fatores responsáveis pelo caráter de vulnerabilidade da filosofia e ressaltar o importante papel formativo da Filosofia na educação. Trabalhar a temática do novo ensino médio é bastante relevante, uma vez que o novo ensino médio irá impactar diretamente na vida de milhões de brasileiros e brasileiras.
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