Tecnologia e superação da metafísica em Heidegger
Palabras clave:
tecnologia, metafísica, HeideggerResumen
A técnica moderna deve ser compreendida, como uma espécie de acabamento, como o ápice do projeto metafísico. Só que nem todo o real cabe na concepção tecnometafísica do mundo e, assim, muitas outras possibilidades de realização da realidade ficam de fora. Por isso a necessidade de se superar a metafísica no sentido de ganhar a sua verdadeira dimensão. Nessa tarefa, é preciso ultrapassar o entendimento de homem e mundo como sendo dois substratos autônomos e independentes; faz-se necessária a compreensão da origem e do encaminhamento que tudo divide, na perspectiva do apoderamento e do controle da realidade, pelo homem. O esforço deve ser o de retirar a significação prévia de tudo o que se realiza, isto é, significa perder um mundo – o mundo tecnometafísico – para ganhar o mundo. E o que Heidegger aponta como sendo o pensamento é justamente uma atividade que põe em funcionamento um modo mais originário e inaugural de relacionamento com a realidade, que se orienta desde a verdade como desencobrimento.
Citas
FOGEL, Gilvan. Uma coisa nela mesma e desde ela mesma. In:FREICHEIRAS,Marta Luzie de O.; RICARDO, Sergio (org.). Linguagem e filosofia. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2001.
FOGEL, Gilvan. Do ‘coração-máquina’ –Ensaio de aproximação à questão da tecnologia. In:Da solidão perfeita:escritos de filosofia. Petrópolis: Vozes, 1998a., p. 91 -130.
FOGEL, Gilvan. Martin Heidegger, et coeterae a questão da técnica. In:Da solidão perfeita: escritos de filosofia. Petrópolis: Vozes, 1998b., p. 131 –170.
HEIDEGGER, Martin.A questão da técnica. In:Ensaios e conferências.6. ed. Trad. de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, p. 11-38, 2010a.
HEIDEGGER, Martin. A superação da metafísica.In: Ensaios e conferências.6. ed.Trad. de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis:Vozes, p. 61-86, 2010b.
HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo.3. ed. Trad. deEmmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009a.
HEIDEGGER, Martin. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. In:Sobre a questão do pensamento.Trad. de Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2009b.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.