Liberdade, perfectibilidade e história em Rousseau
Palavras-chave:
história, liberdade, natureza, perfectibilidadeResumo
Este trabalho pretende ser uma abordagem inicial acerca de dois conceitos fundamentais na filosofia de Rousseau e de sua proximidade com uma noção de processo neste autor. A liberdade e a perfectibilidade são elementos que perpassam toda a obra do pensador genebrino e assumem diversas faces à medida que as próprias obras se distinguem entre si. Porém, apesar desta dificuldade, propomos refletir sobre a história humana levando em consideração as ideias de Rousseau acerca destes conceitos principalmente nos primeiros discursos e no Contrato Social. O homem começou sua história, saindo de sua pura animalidade, quando suas faculdades virtuais foram colocadas em ação por causas externas à sua própria natureza. Entendemos que uma reflexão da história em Rousseau é possível a partir de uma abordagem dos desdobramentos destas faculdades naturais distintivas dos homens.Referências
DERATHÉ, R.L ́homme selon Rousseau. In:GENETTE, J.; TODOROV, T. (Ed.). Pensée de Rousseau.Paris: Seuil, 1984, p.109-124.
FORTES, L.R.S.Rousseau: da teoria àprática. São Paulo: Ática, 1976.
GOLDSCHMIDT, V. Anthropologie et politique dans le système de Rousseau. 2. ed. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1983.
MOSCATELI, R. A liberdade como conceito metafísico e jurídico em Rousseau. Princípios.Natal, v.15, n. 24,p.59-79,jul/dez, 2008.
ROUSSEAU, J.-J. Carta a Christophe de Beaumont. Trad. de José Oscar de Almeida Marques e Ana Luiza Camarani. Campinas: IFCH-Unicamp, 2004.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.São Paulo: Nova Cultural,1999a. (Col. Os Pensadores II).
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo: Nova Cultural,1999b. (Col. Os Pensadores II).
ROUSSEAU, J.-J. Do contrato social.São Paulo: Nova Cultural,2000. (Col. Os Pensadores I).
ROUSSEAU, J.-J. Emílio ou da educação. Trad. de Roberto Leal Ferreira, 3 ed. São Paulo: Martins Fontes,2004. (Paidéia).
ROUSSEAU, J.-J. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard, v.3,1964. (Bibliothèque de la Plêiade).
ROUSSEAU, J.-J. Rousseau e as relações internacionais.Trad. de Sérgio Bath. São Paulo: Editora UnB, 2003.ULHÔA, J. P.de. Rousseau e a utopia da soberania popular. Goiânia: Editora da UFG, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.