Arte e hospitalidade: um protocolo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2018.245881Palabras clave:
hospitalidade, curiosidade, nomadismo, arteResumen
1 Pierre Klossowski em Les lois de l'hospitalité anuncia a força da curiosidade: uma anfitriã não se entrega jamais à suspeita ou à inveja porque ela é curiosa. A curiosidade conduz a hospitalidade.
2 Mesmo invisível, a arte tem um destino. Ela se destina a encontrar alguém, mesmo que não fale o seu nome. É o mesmo tipo de destino das portas, das entradas, das casas de pensão. Ela recebe. Ela é receptividade. Como um órgão da sensibilidade em construção. Receptividade é hospitalidade.
3. A arte é ela mesma o nome de um hotel. Ela abriga os descabidos – as pinturas que não prestam para oratórios e nem para laboratórios, as esculturas que não são cadeiras, as performances que não são liturgias, os textos que não são teses, as instalações que não são dispositivos. E abrigam os desvios das pinturas de oratório e laboratório, os desvios das esculturas que são cadeiras, os desvios das performances que são liturgias, os desvios dos textos que são teses e os desvios das instalações que são dispositivos. De toda parte pode vir a artista. De qualquer santo.
4 A hospitalidade é da natureza do pedido e do perdão – não há nada de compulsório em receber alguém, em atender a um pedido ou em perdoar – Klossowski diz: ela é acidental, mas é essencial para quem é nômade, estrangeiro (ou necessitado, ou arrependido).
5 A arte se intensifica quando se torna imperceptível.
Citas
BARROS, Manuel de. Memórias inventadas, Rio de Janeiro: Alfaguara,2018.
BATAILLE, Georges. La part maudite, Paris: Minuit, 1949.
BENSUSAN, Hilan. Indexicalism – Realism and the metaphysics ofparadox, Edinburgh: Edinburgh University Press, 2021.
BÖK, Christian. Xenotext – Book 1, Toronto: Canada Council of the Arts,2015.
CURTY, Raísa. Ushas, Ovejas, Ovelhas em https://www.youtube.com/watch?v=bCZ4J58UjB4&t=5s, acessado em 24 de maio de 2020.
DELEUZE, Gilles & Félix GUATTARI. Mille Plateaux, Paris: Minuit,1980.
FRIED, Michael. Absortion and and Theatricality: Painting and Beholder inthe Age of Diderot,Oakland: University of California Press, 1980
KLOSSOWSKI, Pierre. Les lois de l'hospitalité, Paris: Gallimard, 1965.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.