Uma semântica da ação sem agente em 'o si-mesmo como um outro' de Paul Ricoeur

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.251819

Palabras clave:

Paul Ricoeur, hermenêutica, semântica, interpretação

Resumen

Paul Ricoeur (1913–2005), filósofo francês que realizou estudos sobre a problemática da hermenêutica filosófica. Em sua obra O si-mesmo como um outro (1990), composta por dez estudos, Ricoeur desenvolve uma método hermenêutico que dialoga tanto com a interpretação quanto com a reflexão. O objetivo do presente artigo consiste em realizar uma abordagem do Terceiro Estudo intitulado Uma Semântica da Ação sem Agente, a fim de demonstrar a linguagem como ação, ou seja, como possibilidade de problematizar as perguntas quem? o quê? e por quê?. Portanto, pretende-se enfatizar que a hermenêutica ricoeuriana contribui não só para o conhecimento de si, mas também para o conhecimento do outro. Esse outro é o próprio sujeito que dialoga, isto é, que fala, que narra, que sente e que, ao interpretar o outro, volta para si mesmo.

Biografía del autor/a

Patrícia Silveira Penha, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Bolsista CAPES; Linha de Pesquisa: Filosofia Prática. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Participou dos Grupos de Pesquisa: "Um olhar /interdisciplinar sobre a subjetividade humana" e "Ética e Direitos Humanos" coordenados pela Profª. Dra. Marly Soares (UECE), no qual o filósofo estudado foi Immanuel Kant. Participa do corpo editorial das revistas Polymatheia - Revista de Filosofia (CMAF/UECE), Occursus - Revista de Filosofia (UECE) e Kalagatos - Revista de Filosofia (UECE).

Citas

ARAÚJO, Myria Fernanda Nunes; CARNEIRO, José Vanderlei. “Antropologia como problema hermenêutico no conceito ricoeriano de “Homem Capaz”. In: CARNEIRO, José Vanderlei; SOUZA, José Elielton de; BRITO, Herasmo Braga de Oliveira (Orgs). Hospitalidade Hermenêutica na Filosofia de Paul Ricoeur. Porto Alegre, RS; Editora Fundação Fênix; Teresina, PI: Editora da Universidade Federal do Piauí, EDUFPI, 2020, p. 115-135.

BLAMEY, Kathleen. Do ego ao si: um itinerário filosófico. In: HAHN E, Lewis. A filosofia de Paul Ricoeur. 16 Ensaios Críticos e Respostas de Paul Ricoeur aos Seus críticos. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

CARVALHO, Aluisio A. B. de. Ricoeur e a hermenêutica do Si: o discurso ricoeuriano sobre o sujeito a partir da virada linguística. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Recife (PE), 2006.

CASTRO, Fabio Caprio Leite de (Org.). O si-mesmo e o outro: ensaios sobre Paul Ricoeur. Porto Alegre: Fi, 2016.

CORÁ, Élsio José. Hermenêutica e teoria da ação em “O si-mesmo como um outro” de Paul Ricoeur. 2004. 129f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Santa Maria (RS), 2004.

HOMEM, Edson de Castro. A ipseidade na ética argumentativa de Paul Ricoeur. 2004. 163 f. Tese (doutorado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Rio de Janeiro (RJ), 2004.

JÚNIOR, Francisco de Aquino. A história da hermenêutica segundo Paul Ricoeur. Ágora Filosófica, Recife, v. 20, n. 1, p. 154-185, jan./abr., 2020.

PESSOA, Carlos Eduardo Queiroz. Hermenêutica [e-Book]. São Luís: MA, UEMA; UEMAnet, 2018.

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Trad. Lucy Moreira César. Campinas: Papirus, 1991.

Publicado

2023-03-08

Número

Sección

Dossiê temático sobre Filosofia Hermenêutica