"Como eu me divirto!": as monotipias de Mira Schendel
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.256178Palabras clave:
arte, corpo, Filosofia, Mira Schendel, MonotipiasResumen
O objetivo desse ensaio é apontar como algumas questões tradicionalmente restritas ao âmbito da filosofia são pensadas de forma não menos significativa por meio da arte, particularmente a partir de uma série de desenhos da artista brasileira Mira Schendel (1919-1988) conhecida como Monotipias. Com isso, busca-se mostrar como é possível compreender uma forma específica de pensamento que se dá por meio da prática artística, sobretudo na arte contemporânea. No caso particular de Schendel, acredita-se que esse pensar é um elemento fundamental de sua poética, determinante para definição de sua atualidade. Dar ênfase ao fato de que a artista assumia seu trabalho como uma forma de pensar na e através da arte, é admitir que uma leitura temática da história da arte não dá conta dessa produção. E reflete o caráter interdisciplinar de boa parte da produção artística da segunda metade do século 20.Citas
ALVES, Cauê. A dimensão filosófica do trabalho de Mira Schendel. Tese deDoutorado. São Paulo: Departamento de Filosofia, FFLCH, USP, 2010.213f.
BARSON, Tanya; PALHARES, Taisa (orgs.). Mira Schendel. Porto, SãoPaulo: Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Pinacoteca do Estado,2014.
DIAS, Geraldo de Souza. "O corpo em Mira Schendel". Novos Estudos, v.74. São Paulo: CEBRAP, março 2006.
DIAS, Geraldo de Souza. Mira Schendel: do espiritual à corporeidade. SãoPaulo: CosacNaify, 2009.
MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Compa-nhia das Letras, 2012.
MARQUES, Maria Eduarda. Mira Schendel. São Paulo: CosacNaify, 2001.
NAVES, Rodrigo. "Limite e determinação". In: Mira Schendel (cat.exp.).São Paulo: Galeria Camargo Vilaça, Paço Imperial, 1994.
PALHARES, Taisa. Monotypes (cat.exp.). Londres: Galeria Hauser & Wirth,2015.
RAJCHMAN, John. "O pensamento na arte contemporânea". In: Novos Es-tudos, edição 91, vol. 30, n.03. São Paulo: CEBRAP, novembro 2011. Dis-ponível em: http://novosestudos.com.br/produto/edicao-91/. Acesso em15/03/2021.
SALZSTEIN, Sônia (org.). No vazio do mundo - Mira Schendel. São Paulo:Galeria de Arte do SESI, 1997.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.