Colocando Junho de 2013 em perspectiva. Uma intersecção entre a crítica dos afetos e os estudos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2024.264192Palavras-chave:
revoltas urbanas, Afetos, teoria urbanaResumo
Compreender as Revoltas de Junho de 2013 no Brasil segue sendo, mesmo uma década depois, uma tarefa de conclusões imprecisas. Nota-se a insuficiência de discuti-las a partir dos termos consagrados das análises sociológicas, sendo necessárias novas frentes. Assim, este trabalho busca formular hipóteses, a partir de uma leitura de Filipe Campello, que permite aprofundar a análise de Junho nos aspectos perceptivo, linguístico e histórico daquela experiência coletiva. A crítica de Campello pensa o afeto trazendo-o de volta à epistemologia, e segundo suas implicações na filosofia política, permitindo ensaiar uma crítica ao urbano produzido pelo planejamento, a partir da intersecção entre planejamento urbano e subjetividade. O primeiro tópico traz o conceito de afeto que interessa a essa crítica, deslocando-o do âmbito moral e privado para tratá-lo como um elemento do problema da justiça social. O segundo tópico aborda pressupostos metodológicos levantados pelo autor, interseccionando o campo dos afetos com a teoria social e urbana. O terceiro tópico, por fim, traz uma análise sobre as Revoltas de Junho de 2013, apresentando hipóteses metodológicas e analíticas. Diante das análises, nota-se a validade da crítica dos afetos na perspectiva da produção social do espaço, possibilitando discutir as disposições afetivas subscritas no espectro de lutas.
Referências
ANDRÉS, Roberto. A razão dos centavos: Crise urbana, vida democrática e as revoltas de 2013. 2022. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
BRASIL, Manifestações, junho de 2013: cidades, política, acontecimento_19/06_16h_Filipe Campello. [S. l.: s. n.], 19/06/2023b. 1 vídeo (89 min). Publicado pelo canal Cosmopólis UFMG. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6WANH5nywZU. Acesso em: 15 jul. 2023.
CAMPELLO, Filipe. Crítica dos afetos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Julia Ceccon Ortolan, Rita de Cássia Lucena Velloso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.