Cosmopolitismo, hospitalidade e transnacionalismo

Autores

  • Marcela Borges Martinez Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

cosmopolitismo, hospitalidade, transnacionalismo

Resumo

Em A paz perpétua – um projeto filosófico (1795/96), Kant apresenta a hipótese de que Estados republicanos poderiam conviver sem guerras com outras repúblicas. Podemos considerar o que o autor denomina república o que hoje seriam governos democráticos. Tratava-se, portanto, um projeto para a paz democrática. Tendo em vista os desafios lançados pela globalização, o presente artigo trata da seguinte questão: será possível conservarmos o ponto de vista cosmopolita kantiano na construção de uma sociedade transnacional politicamente construída? A reflexão se dará através da perspectiva de três autores: Veremos com J. Habermas que é com Kant que os direitos humanos se fixam na doutrina do direito. A necessidade que se impõe de enquadramento jurídico da noção de direitos humanos é possível, segundo este autor, através da concepção kantiana de direito cosmopolita, por isso ela se faz tão atual. Em seguida, passaremos à ideia de hospitalidade trabalhada por J. Derrida. De acordo com o segundo autor, a visão kantiana carece de atualização e ajustamento, não somos ainda suficientemente cosmopolitas no sentido propugnado por Kant. Por fim, será interessante avaliarmos o resgate do ponto de vista cosmopolita feito por K. A. Appiah. O autor procede através de dois aspectos: a ideia de termos obrigações para com outros por laços de uma cidadania compartilhada; e o real interesse não apenas pela vida humana, mas por formas de vida particulares, por práticas e crenças que lhes dão significação.

Biografia do Autor

Marcela Borges Martinez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda (PPGFIL-UERJ).

Referências

APPIAH, K. A. Cosmopolitanism: ethics in a world of strangers. New York: Norton, 2007.

BAPTISTA, Isabel. Para uma geografia de proximidade humana. Revista Hospitalidade, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 11-22, 2 sem. 2005.

BERNARDO, Fernando. A ética da hospitalidade ou o porvir do cosmopolitismo por vir. Revista Filosófica de Coimbra, Coimbra, n 22, p 421-446, 2002.

DERRIDA, Jacques. Anne Dufomantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. SP: Escuta, 2003.

HABERMAS, Jürgen. Comentários à ética do discurso. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

HABERMAS, Jürgen. Bestialität und Humanität. Ein Krieg zwischen Recht und Moral, in: Die Zeit, n. 18, 29 maio 1999.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre a facticidade e validade, volumes I e II 2.ed./ Jürgen Habermas; tradução de Flavio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política 2.ed / Jürgen Habermas; tradução de George Sperber, Paulo Astor Soethe e Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2004.

HABERMAS, Jürgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos / Jürgen Habermas; tradução de Flavio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

KANT, I. Idéia de uma história universal com um propósito cosmopolita, in: A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 2009.

KANT, I. A paz perpétua: um projeto filosófico, in: A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa, Edições 70, 2009.

NOUR, S. À paz perpétua de Kant: filosofia do direito internacional e das relações internacionais. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2016-01-12