Arte & Percepção: relações entre pintura e teorias da visão entre os séculos XV e XVII
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2018.245229Palavras-chave:
pintura, Caravaggismo, teorias da visão, estética, epistemologiaResumo
Ao longo do texto pretendo sugerir a ideia de que nas escolas Caravaggistas de pintura do século XVII, e em especial nas obras de Georges de La Tour, pode-se encontrar uma espécie de investigação muito peculiar sobre a visão que, poeticamente, incorpora-se através de (a) uma distensão dos princípios renascentistas de confecção imagética cuja exposição técnica e doutrinária remonta ao Da Pintura [Della Pittura] de Alberti, escrito em 1435 e de (b) uma valorização da modelagem a partir da cor e da luz e da sombra. Gombrich (1977), Baxandall (1988) e Burke (1998) são apontados como embasamento para uma concepção de historicidade em termos de modificação dos modos de produção artística; e Darrigol (2012) como responsável por um recenseamento do campo da ótica e das principais teorias da visão desde os pré-socráticos.
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