O mito de Urano, Cronos e Zeus como argumento antignostico em Plotino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.248821

Palavras-chave:

Plotino, Tratado 32 (V, 5), Hesíodo, Urano, Cronos, Zeus

Resumo

Este artigo procura elucidar a referência de Plotino no Tratado 32, 3 ao termo propátor, que pode ser traduzido simplesmente como “avô”. Um estudo paralelo com os manuscritos gnósticos descobertos em Nag Hammadi mostrou que este é um termo usado em vários textos gnósticos para designar o Primeiro Princípio. Partindo dessa constatação observamos que a defesa de Plotino de uma hierarquia de três principais níveis de realidade (o Um, o Intelecto e a Alma) baseada no mito do “avô” Urano, do “pai” Kronos e do “filho” Zeus, assume dimensões completamente diferentes, não apenas no Tratado 32, mas também não somente nos outros tratados da tetralogia antignóstica como também nos tratados antes e depois da tetralogia em que este mito é mencionado. Pode-se ver que Plotino constrói uma exegese platônica do mito hesiódico sobre a qual estabelece os princípios fundamentais da sua ontologia e da sua epistemologia com o objetivo de se opor aos princípios onto-epistemológicos veiculados nos mitos gnósticos e de denunciar assim a má interpretação deles dos ensinamentos de Platão, a novidade dos mitos deles e a infidelidade deles à verdadeira tradição helênica.

Biografia do Autor

Luciana Gabriela Soares Santoprete, Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)

Chargée de recherche no CNRS (Laboratoire d’Études sur les Monothéismes - UMR 8584) – Université de recherche Paris-Sciences-et-Lettres (PSL).

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Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Número especial sobre Neoplatonismo - Fontes e Diálogos