O mito de Urano, Cronos e Zeus como argumento antignostico em Plotino
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.248821Palavras-chave:
Plotino, Tratado 32 (V, 5), Hesíodo, Urano, Cronos, ZeusResumo
Este artigo procura elucidar a referência de Plotino no Tratado 32, 3 ao termo propátor, que pode ser traduzido simplesmente como “avô”. Um estudo paralelo com os manuscritos gnósticos descobertos em Nag Hammadi mostrou que este é um termo usado em vários textos gnósticos para designar o Primeiro Princípio. Partindo dessa constatação observamos que a defesa de Plotino de uma hierarquia de três principais níveis de realidade (o Um, o Intelecto e a Alma) baseada no mito do “avô” Urano, do “pai” Kronos e do “filho” Zeus, assume dimensões completamente diferentes, não apenas no Tratado 32, mas também não somente nos outros tratados da tetralogia antignóstica como também nos tratados antes e depois da tetralogia em que este mito é mencionado. Pode-se ver que Plotino constrói uma exegese platônica do mito hesiódico sobre a qual estabelece os princípios fundamentais da sua ontologia e da sua epistemologia com o objetivo de se opor aos princípios onto-epistemológicos veiculados nos mitos gnósticos e de denunciar assim a má interpretação deles dos ensinamentos de Platão, a novidade dos mitos deles e a infidelidade deles à verdadeira tradição helênica.
Referências
ALEKNIENE, T. “Plotin contre les gnostiques (tr. 33, En. II 9): défense de l’ancienne philosophie grecque”. In: Vinel, F. (org.). Écrire contre. Quête d’identité, quête de pouvoir dans la littérature des premiers siècles chrétiens. Strasbourg: Presses Universitaires de Strasbourg, 2012, p. 71-91.
ARMSTRONG, A. H. The Architecture of the Intelligible Universe in the Philosophy of Plotinus. Cambridge: Cambridge University Press, 1940.
BRÉHIER, É. Plotin, Ennéades, vols I-VI (2). Paris: Les Belles Lettres, 1924-1938.
BRISSON, L. Platon. Lettres. Paris: Garnier-Flammarion, 1997.
BRISSON, L. – CHERLONNEIX, J. L. – GOULET-CAZE, M. O. (org.) Porphyre, La Vie de Plotin, t. II, Études d’introduction, texte grec et traduction française, commentaire, notes complémentaires, bibliographie. Paris: Vrin, 1992.
CILENTO, V. Plotino. Paideia Antignostica. Riconstruzione d’un unico scritto da Enneadi III, 8 ; V, 8 ; V, 5 ; II, 9. Florence: Le Monnier, 1971.
DUFOUR, R. “Annexe 1, Les traités 30 à 33: un grand traité ?”. In: BRISSON, L; PRADEAU, J.-F. (org.). Plotin: Tratados 30-37. Apresentado, traduzido e anotado: Luc Brisson, Richard Dufour, Jérôme Laurent e Jean-François Pradeau. Paris: Flammarion, 2006, p. 399-406.
ELSAS, C. Neuplatonische und Gnostische Weltablehnung in der Schule Plotins. Berlin-New York: De Gruyter, 1975.
GARCIA BAZAN, F. Plotino y la gnosis. Un nuevo capitulo en la historia de las relaciones entre el helenismo y el judeocristianismo. Buenos-Aires: Fund. para la Educ., la Ciencia e la Cultura, 1981.
GASPARRO, G. S.. “Plotino e gli gnostici: un contributo al problema ‘gnosticismo ed ellenismo’”, Cassiodorus I, 1995, p. 125-136.
GNÓSTICOS, La Sagesse de Jésus-Christ (BG, 3 et NH III, 4). Introdução, edição do texto copto, tradução, comentário e notas: Catherine Barry. Québec-Louvain-Paris: Les Presses de l’Université de Laval/Éditions Peeters, 1993.
GNÓSTICOS, Écrits gnostiques: Codex de Berlin. Introdução, tradução, comentário e notas: Michael Tardieu. Paris: Cerf, 1984.
GNÓSTICOS, Eugnoste. Lettre sur le Dieu transcendant (NH III, 3 et V, 1), introdução, edição do texto copto, tradução, comentário e notas: Anne Pasquier. Québec-Louvain-Paris/Laval: Les Presses de l’Université de Laval/Éditions Peeters, 2000.
GUERRA, C. “Porfirio editore di Plotino e la paideia antignostica”. Patavium 8. , fasc. 15, 2000, p. 111-137.
HADOT, P. “Le plan du Traité 33 et l’hypothèse du ‘Grand Traité’”. In: SOARES SANTOPRETE, L. G.; VAN DEN KERCHOVE, A. (org.). Plotin et les Gnostiques. Paris: Brepols, coleção BEHE-SR, a ser publicado, 22 p.
HADOT, P. “Ouranos, Kronos and Zeus in Plotinus, Treatise Against the Gnostics”. In: Blumenthal, H. J. e Markus, R. A. (org.). Neoplatonism and Early Christian Thought. Essays in Honour of A. H. Armstrong. Londres: Variorum Publications, 1981, p. 124-137.
HADOT, P. “Images mythiques et thèmes mystiques dans un passage de Plotin” (V, 8, 10-13). In: Não indicado (org). Néoplatonisme. Mélanges offerts à Jean Trouillard. Fontenay aux Roses: École Normale Supérieure, 1981, p. 205-214.
Hadot, P. Plotin, Traité 50 (III, 5), Paris: Cerf, 1990.
Hadot, P. “Plotin et les Gnostiqued”. In : Hadot, P. Plotin, Porphyre : Études néoplatoniciennes, Paris: Vrin, 1999, p. 210-223.
HADOT, P. Le Voile d’Isis. Essai sur l’histoire de l’idée de nature. Paris: Gallimard, 2004.
HARDER, R. “Eine neue Schrift Plotins” . Hermes. Zeitschrift für Klassique Philologie, 71, 1936, p. 1-10.
HENRY, P. H.; Schwyzer, R. Plotini Opera (Editio Minor), t. I-III, Oxford: Clarendon Press, 1964-1982.
HESIODO, Théogonie - Les Travaux et les Jours - Le Bouclier. texto preparado e traduzido: Paul Mazon. Paris: Les Belles Lettres, 1928.
IRINEU DE LIÃO, Contre les Hérésies. Dénonciation et réfutation de la Gnose au nom menteur. Tradução : Adeline Rousseau Paris e Louis Doutreleau, Paris, 2001 (19841).
NARBONNE, J. – M FERRONI, L. – ACHARD, M. Plotin, Œuvres Complètes, Introduction Traité 1 [I, 6], Sur le Beau. Paris: Les Belles Lettres, 2012.
OLIVEIRA, L. Plotino, escultor de mitos. São Paulo: Annablume, 2013.
Orbe, A. Hacia la primera teología de la procesión del Verbo, Estudios Valentinianos, I/1, Roma: 1958.
PÉPIN, J. “Plotin et les Mythes”. Revue philosophique de Louvain 53, 1955, p. 5-27. Reimpresso em Mythe et allégorie. Les origines grecques et les contestations judéo-chrétiennes. Paris: Aubier, 1976, p. 190-209.
PSEUDO-HIPÓLITO. Refutatio Omnium Haeresium, edição de M. Marcovich. Berlin-New York: W. de Gruyter, 1986.
PSEUDO-HIPÓLITO. Philosophumena ou la Réfutation de toutes les Hérésies, tradução de A. Siouville. Milão: Archè, 1988.
REGNIER, D. Plotin. Traité 27 (IV, 3): Introduction, traduction, commentaire et notes. Tese de doutorado defendida em Paris na École Pratique des Hautes Études, seção V, 2 vols, 2007.
ROLOFF, D. Plotin, Die Großschrift: III, 8; V, 8; V, 5; II, 9, Berlin: DeGruyter, 1970.
SAGNARD, F. M. La Gnose valentinienne et le témoignage de Saint Irénée, Paris: Vrin, 1947.
SINNIGE, T. G. Six Lectures on Plotinus and Gnosticism. Dordrecht/Boston: Kluwer Academic, 1999.
SOARES SANTOPRETE, L. G. “New Perspectives on the Structure of Plotinus’ Treatise 32 and his Anti-Gnostic Polemic”. In: SENG, H. – TOMMASI, C. O. – SOARES SANTOPRETE, L. G. (org.). Formen und Nebenformen des Platonismus in der Spätantike. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, coleção Bibliotheca Chaldaica 6, 2016, p. 109-163.
SOARES SANTOPRETE, L. G. “Le mythe d’Ouranos, Kronos et Zeus comme argument antignostique chez Plotin”. In: VAN DEN KERCHOVE, A. e SOARES SANTOPRETE, L. G. (org.). Gnose et Manichéisme. Entre les oasis d’Egypte et la Route de la Soie. Hommage à Jean-Daniel Dubois. Turnhout: Brepols, coleção BEHE 176, 2017, p. 829-858.
SOARES SANTOPRETE, L. G. “L’Intellect, les intelligibles et l’ignorance : hiérarchie et polémique antignostique dans le Traité 32 (Enn. V, 5), 1 – 3, 2 de Plotin”. In: TOMMASI, C. O. – SOARES SANTOPRETE, L. G. – SENG, H. (org.). Hierarchie und Ritual: Zur philosophischen Spiritualität in der Spätantike. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, coleção Bibliotheca Chaldaica 7, 2018, p. 157-194.
SOARES SANTOPRETE, L. G. e VAN DEN KERCHOVE, A. Plotin et les gnostiques. Paris: Brepols, collection « BEHE-SR », à ser publicado.
SOARES SANTOPRETE, L. G. Plotin, Traité 32 (V, 5), Sur l’Intellect, que les intelligibles ne sont pas hors de l’Intellect et sur le Bien : Introduction, traduction, commentaire et notes, Paris: Vrin, collection “Les écrits de Plotin”, à ser publicado.
SOLMSEN, F. “Plotinus V 5, 3, 21 ff., a Passage on Zeus”, Museum Helveticum 43, 1986, p. 68-73.
TERTULIANO. Contre les Valentiniens, introdução, edição e tradução por J.-C. Fredouille. Paris: Éditions du Cerf, 2 vols, coleção Sources chrétiennes 280 e 281, 1980.
TURNER, J. Sethian Gnosticism and the Platonic Tradition. Québec-Louvain-Paris: Presses Université Laval, 2001.
WOLTERS, A. M. “Notes on the structure of Enneads II, 9”. In: VAN DER GOOT, H. (org.). Life is Religion, Essays in Honor of H. Evan Runner. Ontario: Paideia Press, 1981, p. 83-94.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizesAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.