Ações afirmativas na Pós-Graduação em Filosofia: modelo de concessão de bolsas de estudos de mestrado e doutorado do PPGFIL/UFRN
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.252595Palavras-chave:
pós-graduação, ações afirmativas, bolsasResumo
Este artigo tem por objetivo relatar a exitosa experiência do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na implementação de critérios socioeconômicos para a concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado. Ao mesmo tempo, tem-se por finalidade compartilhar o levantamento de todo material legal e de jurisprudência para elaboração de novas ações afirmativas que possam vir a ser realizadas pelos PPGs de filosofia no Brasil. O novo regulamento da concessão de bolsas do PPGFIL - UFRN, teve por objetivo mitigar as desigualdades socioeconômicas que impactam não apenas o acesso mas a permanência nos cursos de pós-graduação stricto sensu, através de ação afirmativa com respaldo jurídico na legislação correlata em vigor e com amplo diálogo com o corpo discente, através dos seus representantes.Referências
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