Directio speculantis o problema trinitário em Nicolau de Cusa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2022.253149

Palavras-chave:

Nicolau de Cusa, neoplatonismo, teologia, trindade, henologia

Resumo

O artigo explora a teologia trinitária de Nicolau de Cusa, destacando a tensão subjacente entre a retomada da exegese neoplatônica de Proclo e a necessidade de fundar a natureza trinitária do princípio absoluto. Relendo o tema da docta ignorantia à luz dos nomina Dei do non aliud e do possest, o artigo aprofunda progressivamente o problema no desenvolvimento das obras do cardeal, chegando a mostrar a impossibilidade de conciliar a teologia trinitaria cristã com a abordagem henológica do neoplatonismo grego, da qual decorre a impossibilidade de resolver as aporias relativas à personalidade do princípio e às relações entre Deus e as criaturas.

Biografia do Autor

Federico Croci, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Università Vita-Salute San Raffaele (2017) e Pós-doutorado pela Universite de Fribourg(2019). Pós-doutorando pela Federal de São Paulo, processo n° 2018/14732-7, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Referências

AGOSTINHO DE HIPONA. Epistula 130. Edição: Al. Goldbacher. Vindobonae - Lipsiae: Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum (44), 1904, p. 40-77.

AGOSTINHO DE HIPONA. De natura et origine animae. Edição: Carolus F. Urba et Josephus Zycha. Vindobonae – Lipsiae: Corpus Scriptorum Ecclesiasticorum Latinorum (60), 1913, p. 301-420.

ATANÁSIO DE ALEXANDRIA. Contra Arianos I. Edição: Karin Metzler. Berlin - New York: de Gruyter (Werke, II), 1998.

BASÍLIO DE CESAREIA. De Spiritu Sancto. Edição: Benoît Pruche. Lyon: Cerf (Sources Chrétiennes 17 bis), 19682.

BOAVENTURA DE BAGNOREGIO. Breviloquium. Edição: Frati Editori Quaracchi. Quaracchi: Bonaventurae Opera Theologica Selecta (V), 1964.

CHIARADONNA, Riccardo. Sostanza, movimento, analogia. Plotino critico di Aristotele. Napoli: Bibliopolis, 2002.

COSTANTINO IMP., “Epist. ad episc. et pleb”. (apud Gelas, H.E., II, 36, e Sokrat., H.E., I, 9). In: PORFÍRIO, Contra Christianos. Edição: Giuseppe Muscolino. Milano: Bompiani, 2009, p. 136-137.

CÜRSGEN, Dirk. Die Logik der Unendlichkeit: Die Philosophie des Absoluten im Spätwerk des Nikolaus von Kues. Frankfurt am Main: Peter Lang,

DANGELMAYR, Siegfried. Gotteserkenntnis und Gottesbegriff in den philosophischen Schriften des Nikolaus von Kues. Meisenheim am Glan: A. Hain, 1969.

DANTE ALIGHIERI, Purgatorio. Milano: Mondadori, 2016.

DUCLOW, Donald F. “The Analogy of the Word”. In: DUCLOW, Donald F. Masters of Learned Ignorance: Eriugena, Eckhart, Cusanus. Aldershot: Ashgate, 2006, p. 255-274.

GREGÓRIO DE NAZIANZO. Epistula 101. Edição: Paul Gallay. Lyon: Cerf (Sources Chrétiennes 208), 1974.

MAAS, Frans. "Divine omnipotence in the view of Nicholas of Cusa”. In: BOCKEN, Inigo (ed.), Conflict and Reconciliation: Perspectives on Nicholas of Cusa. Leiden: Brill, 2004, pp. 177-188.

MONACO, Davide. Deus Trinitas: Dio come non altro nel pensiero di Nicolò Cusano. Roma: Città Nuova, 2010.

NICOLAU DE CUSA. Opera omnia. Edição: Academiae Litterarum Heidelbergensis. Heidelberg, 1932-2010.

NICOLAU DE CUSA. Acerca de lo no-otro o de la definición que todo define. Edição: Jorge M. Machetta y Klaus Reinhardt. Buenos Aires: Biblos, 2008.

PLOTINO. Enneádes. Edição: Paul Henry e Hans-Rudolf Schwyzer. Oxford: Clarendon Press, 1964-1982.

SENGER, Hans Gerhard. “Die Präferenz für Ps. Dionysius bei Nicolaus Cusanus und seinem italienischen Umfeld”. In: BOIADJIEV, T︠S︡ocho, KAPRIEV, Georgi, SPEER, Andreas (eds.). Die Dionysius-Rezeption im Mittelalter. Turnhout: Brepols, 2000, p. 505-539.

STALLAMACH, Josef. Ineinfall der Gegensätze und Weisheit des Nichtwissens: Grundzüge der Philosophie des Nikolaus von Kues. Münster: Aschendorff, 1989.

TOMÁS DE AQUINO. Summa theologiae. Edição: Commissio Leonina. Romae: Editio Leonina (IV-XII), 1888-1906.

TOMÁS DE AQUINO. Quaestiones disputatae de veritate. Edição: Antoine Dondaine. Romae: Editori di san Tommaso (XII, 1-3), 1972-1976.

WYLLER, Egil A. “Zum Begriff “non aliud” bei Cusanus”. In: SANTINELLO, Giovanni (ed.), Cusano agli inizi del mondo moderno. Firenze: Sansoni, 1970, p. 419-443.

WYLLER, Egil A. Nicolaus Cusanus “De non-aliud” und Platons Dialog “Parmenides”. In: DÜRING, Klaus, KULLMANN, Wolfgang (eds.), Studia platonica. Amsterdam: John Benjamins, 1974, pp. 239-251.

WYLLER, Egil A. “Identität und Kontradiktion. Ein Weg zu Cusanus’ Unendlichkeitsidee”. Mitteilungen und Forschungsbeiträge der CusanusGesellschaft, 15, 1982, pp. 104-120.

Downloads

Publicado

2022-02-11

Edição

Seção

Número especial sobre Neoplatonismo - Fontes e Diálogos