No limite das artes, da ficção, da escritura: a obra de Valêncio Xavier

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.258928

Palavras-chave:

Valêncio Xavier, contemporâneo, limiares da criação artística

Resumo

Fotografias, desenhos, mapas, panfletos, anúncios publicitários, excertos de jornal e, também, palavras e frases. Esses e outros elementos compõem a sintaxe visual e verbal de Valêncio Xavier, autor que transita com irreverência por diversos meios da arte, do entretenimento, do erudito, do popular, da realidade e da ficção. O objetivo deste artigo, portanto, é discutir a escritura de Valêncio Xavier que demonstra que os limites também podem ser limiares. Da ficcionalização de si, em Minha mãe morrendo e o menino mentido e em Meu sétimo dia: uma novella-rébus, ao reforço da realidade na ficção em Rremembranças da menina de rua morta nua, sua poética interartes escancara o hibridismo do contemporâneo. Dessa forma, a análise da obra de Valêncio Xavier visa refletir acerca dos limiares da criação artística.

Referências

BARBERENA, Ricardo. Limiarologia: das luzes às soleiras. In: BARBERENA, Ricardo, CARNEIRO, Vinícius (orgs.). Das luzes às soleiras: perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: Luminara Editorial, 2014.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

COSTA, Luís Cláudio. O artista an-arquivista: os dispositivos de coleção na arte contemporânea. Revista Porto Arte, Porto Alegre, v.18, n.30, p. 77-90, 2011.

DIAS, Ângela Maria. Fetiches do desejo e da morte: sobre a literatura de Valêncio Xavier. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 44, p. 319-330, jul./dez. 2014.

KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. 2006. 204 f. Tese (doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras. Rio de Janeiro, 2006.

MACEDO, Ana Gabriela, GROSSEGESSE, Orlando (orgs.) Poéticas InterArtes: do texto à imagem, ao palco, ao écran. Braga: Universidade do Minho|Centro de Estudos Humanísticos, 2006.

MITCHELL, W.J.T. No existen medios visuales. In: BREA, José Luís. Estudios visuales: La epistemología de la visualidade n la era de la globalización. Ediciones Akal: Madrid, 2005.

REY, Jean-Michel. Valéry: Os exercícios do espírito. Tradução de Paulo Neves. In: NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

SÜSSEKIND, Flora (1999). Memento Mori. In: XAVIER, Valêncio. Meu 7º dia. São Paulo: Edições Ciência do Acidente.

VALÉRY, Paul. Degas dança desenho. Tradução Christina Murachco e Célia Euvaldo. São P aulo: Cosac Naify, 2012.

VALÉRY, Paul. Introdução ao método de Leonardo da Vinci. Lisboa: Nova Vega, 2005.

XAVIER, Valêncio. Meu 7º dia. São Paulo: Edições Ciência do Acidente, 1999.

XAVIER, Valêncio. Minha mãe morrendo e o menino mentido. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Edição

Seção

Dossiê temático Poética dos Limites