#Izoizolyatsiya: Criatividade como um método de socialização
DOI:
https://doi.org/10.51359/2357-9986.2023.259053Palavras-chave:
izoizolyatsiya, flash mob, pintura viva, redes sociaisResumo
O desafio Izoizolyatsiya se tornou uma das formas mais populares de entretenimento durante a quarentena na Rússia. Neste artigo, analisei como esse ambiente virtual de comunicação funcionou na situação extrema da pandemia. As primeiras manifestações do princípio de recriar obras de arte com modelos vivos no campo do lazer e da arte foram brevemente delineadas. O flash mob acumulou características das tradições do tableaux, da pintura, da fotografia e características específicas das redes sociais. Foi revelado que as características carnavalescas do desafio contribuíram para a atualização das forças criativas entre os participantes, bem como para a sua emancipação. A participação no flash mob Izoizolyatsiya ajudou a compensar a falta de comunicação cotidiana durante o isolamento e também se tornou uma nova forma de interação entre os membros das famíliasReferências
Boccaccio Giovanni. The Decameron. Translation: J.M. Rigg. Vol. I. London: Priv. print. for the Navarre Society, 1921.
Khachaturian Nina. ‘Lavatory Self-Portraits in the Flemish Style’ from Seat Assignment. Available at: http://www.ninakatchadourian.com/photography/sa-flemish.php. Access on 2.10.2020.
Konstantinova Anna Vladimirovna. “Tableaux: visual Theater of the predirectorial Era (on the history of Russian theater in the first half of the XIX century)». Vestnik Akademii Russkogo baleta im. A.YA. Vaganovoj, № 4(39). 2015, 219-236.
Lotman Yuri. Conversations about Russian Culture. Saint Petersburg: Iskusstvo, 1994.
Reznik Natalia. “The Izoizolyatsiya: from home theater to a social event”. Colta, 2020. Available at: https://www.colta.ru/articles/art/24459. Access on 15.06.2020.
Troianovski Anton. “Bored Russians Posted Silly Art Parodies. The World Has Joined In”. The New York Times, 2020. Available at: https://www.nytimes.com/2020/04/25/world/europe/russia-Facebook-artparodies.html. Access on 29.10.2020.
Official page of Kandinsky Prize, 2020. Albert Soldatov. Available at: http://www.kandinsky-prize.ru/al-bert-soldatov/. Access on 14.08.2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandra L. Yurgeneva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista Perspectiva Filosófica orienta seus procedimentos de gestão de artigos conforme as diretrizes básicas formuladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista (Consultar http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.