Retórica, Ideas y Juicio como Marco de Análisis de las Reformas de la Administración
Mots-clés :
discurso-administración-retóricaRésumé
Duas décadas decorreram desde que os países latino-americanos incorporaram nas suas agendas políticas questões destinadas a reformar, pelo menos do ponto de vista discursivo, a situação da administração pública. Apesar da abundante bibliografia, as administrações públicas da região não têm melhorado substancialmente e mantêm-se vícios culturais e políticos como o clientelismo ou a corrupção. Estes problemas não se relacionam com a falta de legislação senão com o seu descumprimento. É também de destacar que uma grande parte da narrativa sobre as reformas tem estado marcada por um discurso técnico que trabalha sobre uma realidade limitada às instituições formais e à criação de novos arranjos institucionais e pautas de motivação dos quadros. Perante esta situação e diante da necessidade de promover novos e melhores estudos, o trabalho apresenta um novo enfoque multidisciplinar para a investigação sobre as reformas administrativas, ao incorporar ferramentas do pensamento complexo (Morin 1994), do juízo retórico (Roiz 2003), da análise do discurso e do papel das ideias na construção de imaginários políticos.
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href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm">Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.