O Que Fazer e o Que Não Fazer Com a Regressão: pressupostos e aplicações do modelo linear de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO)
Schlagworte:
análise de regressão, mínimos quadrados ordinários, métodos quantitativos.Abstract
Para que serve o modelo de regressão de mínimos quadrados ordinários? Como os cientistas sociais podem utilizar essa ferramenta em seus desenhos de pesquisa? Como evitar aplicações inadequadas dessa técnica? O principal objetivo desse artigo é apresentar a lógica do modelo de regressão linear de mínimos quadrados ordinários (MQO) a partir de uma abordagem intuitiva. Por meio de uma simulação de Monte Carlo demonstramos os procedimentosque devem ser seguidos para planejar, interpretar e avaliar o modelo de regressão linear. Esperamos com esse trabalho difundir, em geral, o uso da referida técnica na ciência social no Brasil, e em particular, na ciência política.Downloads
Veröffentlicht
2011-09-04
Ausgabe
Rubrik
Dossiês
Lizenz
href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm">Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.