Dilemas de uma Potência do Sul Global: A política externa da África do Sul pós-apartheid na agenda internacional de direitos LGBTI
DOI:
https://doi.org/10.51359/1808-8708.2020.245679Keywords:
Direitos Humanos, Direitos LGBTI, Política Externa da África do SulAbstract
A legislação da África do Sul é uma das mais progressistas do mundo na proteção dos direitos à população LGBTI. Esse pioneirismo se reflete também em sua política externa, atuando como promotora normativa dos direitos LGBTI. O país apoiou importantes resoluções em foros multilaterais e defendeu o reconhecimento dos direitos LGBTI nas grandes conferências sociais das Nações Unidas. Na primeira seção, a pesquisa caracteriza a clivagem Norte-Sul no campo intelectual e político da agenda internacional dos direitos humanos, destacando as contribuições da atuação dos países do Sul Global no tópico. Num segundo momento, refletimos o perfil da política externa sul-africana na agenda de direitos humanos no período democrático. Nos primeiros anos do novo regime, o país foi uma referência internacional de ativismo pelos direitos humanos, mas com o tempo passou a priorizar outros interesses sobre a promoção dos direitos humanos, em especial quando estes impõem dilemas para a liderança regional sul-africana. Na terceira etapa, apresentamos a trajetória da promoção internacional dos direitos LGBTI, em que a análise da política externa da África do Sul ilustra os avanços e recuos das potências do Sul para assumir posturas de empreendedorismo normativo no sistema internacional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Magno Klein, Danielle Costa da Silva, Pablo Saturnino Braga

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm">Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.