Dilemas de uma Potência do Sul Global: A política externa da África do Sul pós-apartheid na agenda internacional de direitos LGBTI
DOI :
https://doi.org/10.51359/1808-8708.2020.245679Mots-clés :
Direitos Humanos, Direitos LGBTI, Política Externa da África do SulRésumé
A legislação da África do Sul é uma das mais progressistas do mundo na proteção dos direitos à população LGBTI. Esse pioneirismo se reflete também em sua política externa, atuando como promotora normativa dos direitos LGBTI. O país apoiou importantes resoluções em foros multilaterais e defendeu o reconhecimento dos direitos LGBTI nas grandes conferências sociais das Nações Unidas. Na primeira seção, a pesquisa caracteriza a clivagem Norte-Sul no campo intelectual e político da agenda internacional dos direitos humanos, destacando as contribuições da atuação dos países do Sul Global no tópico. Num segundo momento, refletimos o perfil da política externa sul-africana na agenda de direitos humanos no período democrático. Nos primeiros anos do novo regime, o país foi uma referência internacional de ativismo pelos direitos humanos, mas com o tempo passou a priorizar outros interesses sobre a promoção dos direitos humanos, em especial quando estes impõem dilemas para a liderança regional sul-africana. Na terceira etapa, apresentamos a trajetória da promoção internacional dos direitos LGBTI, em que a análise da política externa da África do Sul ilustra os avanços e recuos das potências do Sul para assumir posturas de empreendedorismo normativo no sistema internacional.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Magno Klein, Danielle Costa da Silva, Pablo Saturnino Braga 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm">Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.