A abordagem da Grounded Theory como alternativa metodológica qualitativa para pesquisas em ciência política
DOI:
https://doi.org/10.51359/1808-8708.2021.249074Palabras clave:
grounded theory (teoria fundamentada), métodos qualitativos, ciência políticaResumen
A já proeminente produção científica no campo de ciência política no Brasil pode ser ampliada com a incorporação de importantes oportunidades metodológicas relacionadas a estudos de natureza qualitativa. Com esta perspectiva em mente, arvora-se a grounded theory (GT) como uma abordagem alternativa, direcionada para proporcionar insumos para a geração de teorias baseadas em dados qualitativos. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir possibilidades de aplicação da abordagem de grounded theory no campo da ciência política. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico destinado a conhecer suas origens e sua trajetória, enquanto abordagem metodológica, bem como descrever as etapas demandadas para sua aplicação, em consonância com a orientação da corrente social construtivista (CHARMAZ, 2009). Como conclusão, identificou-se que sua inserção no campo da ciência política configura-se como significativo potencial a ser desenvolvido pela academia, sobretudo no âmbito de estudos qualitativos e/ou mistos relacionados à cultura política, às instituições políticas e às políticas públicas.Citas
CHARMAZ, K. (2009), A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre, Artmed.
McNABB, D. (2015), Research methods for political science: quantitative and qualitative approaches. New York, Routledge.
MERRIAM, S.; TISDELL, E. (2016), Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco, Jossey-Bass.
SARTORI, G. (2004), “Where is political science going?”, Political science and politics, vol. 37, nº. 4: 785-789.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. (2008), Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre, Artmed.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José Alberto Brandão

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm">Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.