A abordagem da Grounded Theory como alternativa metodológica qualitativa para pesquisas em ciência política

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/1808-8708.2021.249074

Palabras clave:

grounded theory (teoria fundamentada), métodos qualitativos, ciência política

Resumen

A já proeminente produção científica no campo de ciência política no Brasil pode ser ampliada com a incorporação de importantes oportunidades metodológicas relacionadas a estudos de natureza qualitativa. Com esta perspectiva em mente, arvora-se a grounded theory (GT) como uma abordagem alternativa, direcionada para proporcionar insumos para a geração de teorias baseadas em dados qualitativos. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir possibilidades de aplicação da abordagem de grounded theory no campo da ciência política. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico destinado a conhecer suas origens e sua trajetória, enquanto abordagem metodológica, bem como descrever as etapas demandadas para sua aplicação, em consonância com a orientação da corrente social construtivista (CHARMAZ, 2009). Como conclusão, identificou-se que sua inserção no campo da ciência política configura-se como significativo potencial a ser desenvolvido pela academia, sobretudo no âmbito de estudos qualitativos e/ou mistos relacionados à cultura política, às instituições políticas e às políticas públicas.

Biografía del autor/a

José Alberto Brandão, Instituto de Gestão Pública de Pernambuco

Administrador, Advogado e Bacharel em Ciências Contábeis, Doutor e Mestre em Administração, com 10 anos de experiência como Gestor Público e 20 anos de experiência como Docente e Gestor de instituições privadas.

Citas

CHARMAZ, K. (2009), A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre, Artmed.

McNABB, D. (2015), Research methods for political science: quantitative and qualitative approaches. New York, Routledge.

MERRIAM, S.; TISDELL, E. (2016), Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco, Jossey-Bass.

SARTORI, G. (2004), “Where is political science going?”, Political science and politics, vol. 37, nº. 4: 785-789.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. (2008), Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre, Artmed.

Publicado

2021-07-31

Número

Sección

Metodologia em Ciência Política