A abordagem da Grounded Theory como alternativa metodológica qualitativa para pesquisas em ciência política
DOI :
https://doi.org/10.51359/1808-8708.2021.249074Mots-clés :
grounded theory (teoria fundamentada), métodos qualitativos, ciência políticaRésumé
A já proeminente produção científica no campo de ciência política no Brasil pode ser ampliada com a incorporação de importantes oportunidades metodológicas relacionadas a estudos de natureza qualitativa. Com esta perspectiva em mente, arvora-se a grounded theory (GT) como uma abordagem alternativa, direcionada para proporcionar insumos para a geração de teorias baseadas em dados qualitativos. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir possibilidades de aplicação da abordagem de grounded theory no campo da ciência política. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico destinado a conhecer suas origens e sua trajetória, enquanto abordagem metodológica, bem como descrever as etapas demandadas para sua aplicação, em consonância com a orientação da corrente social construtivista (CHARMAZ, 2009). Como conclusão, identificou-se que sua inserção no campo da ciência política configura-se como significativo potencial a ser desenvolvido pela academia, sobretudo no âmbito de estudos qualitativos e/ou mistos relacionados à cultura política, às instituições políticas e às políticas públicas.Références
CHARMAZ, K. (2009), A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre, Artmed.
McNABB, D. (2015), Research methods for political science: quantitative and qualitative approaches. New York, Routledge.
MERRIAM, S.; TISDELL, E. (2016), Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco, Jossey-Bass.
SARTORI, G. (2004), “Where is political science going?”, Political science and politics, vol. 37, nº. 4: 785-789.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. (2008), Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre, Artmed.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© José Alberto Brandão 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm">Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).(2) Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Política Hoje. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.