O Uso das Mídias Sociais é Um Bom Preditor do Sucesso Eleitoral dos Candidatos? Uma análise das campanhas on-line dos vereadores das capitais das regiões sul, sudeste, e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012

Autores/as

  • Sérgio Soares Braga UFPR

Palabras clave:

e-campanha, internet e política, eleições municipais de 2012

Resumen

O objetivo deste trabalho é avaliar se o uso de certas mídias sociais (especialmente twitter e facebook) pode ser considerado um bom preditor da taxa de eleição e de reeleição dos candidatos a vereador nas capitais de alguns dos principais estados brasileiros, bem como das características gerais de sua campanha eleitoral. Para tanto, cruzaremos os dados sobre o tipo e o grau de uso de uso das mídias sociais pelos vereadores, com os dados sobre votação dos candidatos nas capitais dos estados das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012. Procuraremos testar com duas hipóteses básicas: a) o uso das mídias sociais está positivamente associado a taxas de eleição e reeleição, na medida em que candidatos off-line apresentam visibilidade reduzida para o eleitor bem como reduzidas taxas de eleição e reeleição; b) a intensidade do uso das mídias não está estritamente associada ao percentual de votos obtidos pelos candidato.

Biografía del autor/a

Sérgio Soares Braga, UFPR

Professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais e do programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2014-11-13

Número

Sección

Artigos