O Uso das Mídias Sociais é Um Bom Preditor do Sucesso Eleitoral dos Candidatos? Uma análise das campanhas on-line dos vereadores das capitais das regiões sul, sudeste, e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012

Autori

  • Sérgio Soares Braga UFPR

Parole chiave:

e-campanha, internet e política, eleições municipais de 2012

Abstract

O objetivo deste trabalho é avaliar se o uso de certas mídias sociais (especialmente twitter e facebook) pode ser considerado um bom preditor da taxa de eleição e de reeleição dos candidatos a vereador nas capitais de alguns dos principais estados brasileiros, bem como das características gerais de sua campanha eleitoral. Para tanto, cruzaremos os dados sobre o tipo e o grau de uso de uso das mídias sociais pelos vereadores, com os dados sobre votação dos candidatos nas capitais dos estados das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil no pleito de outubro de 2012. Procuraremos testar com duas hipóteses básicas: a) o uso das mídias sociais está positivamente associado a taxas de eleição e reeleição, na medida em que candidatos off-line apresentam visibilidade reduzida para o eleitor bem como reduzidas taxas de eleição e reeleição; b) a intensidade do uso das mídias não está estritamente associada ao percentual de votos obtidos pelos candidato.

Biografia autore

Sérgio Soares Braga, UFPR

Professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais e do programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná.

Pubblicato

2014-11-13

Fascicolo

Sezione

Artigos