O Voto Distrital no Contexto da Reforma Política: implicações na institucionalidade democrática e no princípio da representação

Auteurs-es

  • Ivann Carlos Lago UFFS
  • Flávio Ramos

Mots-clés :

voto distrital, sistema eleitoral, sistema partidário.

Résumé

Este artigo apresenta uma reflexão teórica acerca dos potenciais efeitos políticos de uma possível adoção do sistema de voto distrital na democracia brasileira. O principal objetivo é apontar para os efeitos da distritalização do sistema de eleição para representantes ao Poder Legislativo sobre o sistema partidário e, consequentemente, sobre o próprio regime democrático. Partimos de uma apresentação dos principais argumentos comumente utilizados em defesa do voto distrital, para em seguida demonstrar sua fragilidade lógica e sua inconsistência teórica. Por fim, apresentamos alguns apontamentos acerca dos efeitos político-democráticos e eleitorais do distritalismo, bem como suas consequências e necessidade de maior aprofundamento do debate.

Biographie de l'auteur-e

Ivann Carlos Lago, UFFS

Cientista social, mestre e doutor em Sociologia Política pela Universidade federal de Santa Catarina. Professor de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atua nas áreas de teoria política, cultura e comportamento político, partidos e eleições.

Téléchargements

Publié-e

2012-03-04

Numéro

Rubrique

Artigos