Organização do sistema municipal de ensino: potencialidades e fragilidades no contexto local

Autores

  • Marecilda Bezerra ARAÚJO Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Arilene Maria Soares MEDEIROS Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Sistema Municipal de Educação, Regime de Colaboração, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho é um recorte da dissertação vinculada à linha de pesquisa Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Sua temática interliga aspectos da organização, funcionamento e gestão da educação básica no âmbito municipal, no período de 1988 a 2008. Para este artigo buscamos analisar as políticas e ações que contribuíram para a organização e funcionalidade do Sistema Municipal de Educação (SME) em Jardim do Seridó - RN, destacando a Dimensão Pedagógica dentro do regime de colaboração entre União, estados, municípios e Distrito Federal para a consolidação de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Encontramos em Andrade (2012), Barroso (2002), Oliveira (2011), Souza (2005), Vieira (2011), Cury (2006, 2009), Werle (2006), Saviani (2008) argumentos teóricos e bibliográficos diante do Pacto Federativo destacando as atribuições e responsabilidades de cada ente federado a partir do Regime de Colaboração em seus diferentes arranjos: poder central, poder local, autonomia, descentralização, municipalização entre outros que interferem na formulação de políticas e ações que estruturam o sistema de ensino brasileiro. Os procedimentos da investigação incluíram a pesquisa documental da Constituição Federal de 1988, Legislação Educacional Brasileira (LDB 9.394/1996), Planos Nacionais de Educação, Lei nº 010172/2001 e Lei nº 13.005/2014), Emenda Constitucional nº 53/2006 e a Lei 11.494/2007 que, respectivamente, materializam a responsabilidade do município nas ações pedagógicas.  Também foram pesquisados decretos, portarias, atas e leis municipais que se aproximava do objeto desta pesquisa. É oportuno destacar que a dimensão pedagógica na organização da educação municipal é muito ampla, formada por políticas, programas nacional e local e ações envolvendo diferentes sujeitos nas decisões e finalidade da educação que se pretende construir para a esfera local.

Biografia do Autor

Marecilda Bezerra ARAÚJO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio grande Norte através do programa POSEDUC/UERN na linha de pesquisa Política e Gestão da Educação. Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos e Filosóficos atarvés do PPGED na UFRN.

Arilene Maria Soares MEDEIROS, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1991), com pós-graduação lato e stricto sensu em Educação. Especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos pela mesma universidade (1992). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), com dissertação defendida na área de Formação de Professor. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002), com tese versa sobre questões epistemológicas da administração educacional. Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN no período de 2011 a 2014.

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Publicado

2020-12-24

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Artigos