CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS NO CURRÍCULO E NAS PESQUISAS

Autores

Resumo

O currículo é um documento que organiza os conhecimentos produzidos durante a história humana, os modos de transmiti-los e assimilá-los, e que é influenciado pelas teorias do currículo. Entre essas teorias, destacam-se as pós-críticas, que surgiram como uma forma de estender e aprofundar as discussões iniciadas pelas teorias críticas, buscando abordar temas que eram considerados “tabus” na sociedade, como o gênero, sexualidade, raça, etnia, ou seja, todos os aspectos que englobam a esfera de identidade, além de problematizar as relações de poder. Assim, o objetivo deste ensaio é re(conhecer) as contribuições das teorias pós-críticas no currículo e nas pesquisas. Para isso, utilizou-se como base para as análises sobre o currículo, o livro “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo”, de Tomaz Tadeu da Silva. Enquanto as análises com relação às pesquisas, utilizou-se o livro “Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação”, de Dagmar Estermann Meyer e Marlucy Alves Paraíso. Como resultado, embora as escolas ainda adotem currículos tradicionais, centrados no conteúdo e na técnica do ensino, as teorias pós-críticas trouxeram contribuições ao currículo e às pesquisas. Dentre elas, destaca-se o multiculturalismo, que quebra as ideias de uma hierarquia de culturas, ou seja, de uma “alta cultura” e uma “baixa cultura”, desconstrói construções sociais normatizadas e valoriza o conhecimento originado pelo “senso comum”.

Biografia do Autor

João Victor Pereira dos SANTOS, UFS

Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão –SE–Brasil. Graduado em Ciências Biológicas. Brasil. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (Foptic), vinculado à UFS e ao CNPq. E-mail:joaovictorpereira2013@gmail.com

Carlos Alberto de VASCONCELOS, UFS

Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão –SE –Brasil. Doutor em Geografia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (Foptic), vinculado à UFS e ao CNPq. E-mail:grupo.foptic@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-06-01