CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS NO CURRÍCULO E NAS PESQUISAS
Abstract
O currículo é um documento que organiza os conhecimentos produzidos durante a história humana, os modos de transmiti-los e assimilá-los, e que é influenciado pelas teorias do currículo. Entre essas teorias, destacam-se as pós-críticas, que surgiram como uma forma de estender e aprofundar as discussões iniciadas pelas teorias críticas, buscando abordar temas que eram considerados “tabus” na sociedade, como o gênero, sexualidade, raça, etnia, ou seja, todos os aspectos que englobam a esfera de identidade, além de problematizar as relações de poder. Assim, o objetivo deste ensaio é re(conhecer) as contribuições das teorias pós-críticas no currículo e nas pesquisas. Para isso, utilizou-se como base para as análises sobre o currículo, o livro “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo”, de Tomaz Tadeu da Silva. Enquanto as análises com relação às pesquisas, utilizou-se o livro “Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação”, de Dagmar Estermann Meyer e Marlucy Alves Paraíso. Como resultado, embora as escolas ainda adotem currículos tradicionais, centrados no conteúdo e na técnica do ensino, as teorias pós-críticas trouxeram contribuições ao currículo e às pesquisas. Dentre elas, destaca-se o multiculturalismo, que quebra as ideias de uma hierarquia de culturas, ou seja, de uma “alta cultura” e uma “baixa cultura”, desconstrói construções sociais normatizadas e valoriza o conhecimento originado pelo “senso comum”.
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