CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS NO CURRÍCULO E NAS PESQUISAS

Autores/as

Resumen

O currículo é um documento que organiza os conhecimentos produzidos durante a história humana, os modos de transmiti-los e assimilá-los, e que é influenciado pelas teorias do currículo. Entre essas teorias, destacam-se as pós-críticas, que surgiram como uma forma de estender e aprofundar as discussões iniciadas pelas teorias críticas, buscando abordar temas que eram considerados “tabus” na sociedade, como o gênero, sexualidade, raça, etnia, ou seja, todos os aspectos que englobam a esfera de identidade, além de problematizar as relações de poder. Assim, o objetivo deste ensaio é re(conhecer) as contribuições das teorias pós-críticas no currículo e nas pesquisas. Para isso, utilizou-se como base para as análises sobre o currículo, o livro “Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo”, de Tomaz Tadeu da Silva. Enquanto as análises com relação às pesquisas, utilizou-se o livro “Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação”, de Dagmar Estermann Meyer e Marlucy Alves Paraíso. Como resultado, embora as escolas ainda adotem currículos tradicionais, centrados no conteúdo e na técnica do ensino, as teorias pós-críticas trouxeram contribuições ao currículo e às pesquisas. Dentre elas, destaca-se o multiculturalismo, que quebra as ideias de uma hierarquia de culturas, ou seja, de uma “alta cultura” e uma “baixa cultura”, desconstrói construções sociais normatizadas e valoriza o conhecimento originado pelo “senso comum”.

Biografía del autor/a

João Victor Pereira dos SANTOS, UFS

Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão –SE–Brasil. Graduado em Ciências Biológicas. Brasil. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (Foptic), vinculado à UFS e ao CNPq. E-mail:joaovictorpereira2013@gmail.com

Carlos Alberto de VASCONCELOS, UFS

Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão –SE –Brasil. Doutor em Geografia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (Foptic), vinculado à UFS e ao CNPq. E-mail:grupo.foptic@gmail.com

Publicado

2025-06-01