FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Autori

Abstract

No Brasil, a formação dos professores universitários se dá por meio dos cursos de Pós-Graduação. Contudo, estudos apontam que estes cursos visam mais a formação de pesquisadores. Assim, temos, neste artigo, o objetivo de analisar o aspecto da formação docente nos Programas de Pós-Graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas oferecidos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Realizamos uma pesquisa qualitativa, pautada na análise documental. Identificamos que a principal estratégia de formação tem sido o Estágio Docente, geralmente obrigatório apenas para os bolsistas. Assim, é preciso um despertar para a urgência de iniciativas de formações práticas, mas também teóricas, que deem o subsídio para que os mestrandos e doutorandos possam refletir de forma embasada sobre suas práticas docentes presentes e futuras.

Biografie autore

Nadielli Maria dos Santos GALVÃO, UFS

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS), Professora do Departamento de Ciências Contábeis (UFS/ITA), Membro do GEPIED, profa.nadielligalvao@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2764-8793

Henrique Nou SCHNEIDER, UFS

Doutor em Engenharia da Produção, Professor do Departamento de Computação (UFS) e do PPGED/UFS, Líder do GEPIED, hns@terra.com.br https://orcid.org/0000-0003-2354-576X

Pubblicato

2025-05-31

Fascicolo

Sezione

Dossiê