FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Résumé
No Brasil, a formação dos professores universitários se dá por meio dos cursos de Pós-Graduação. Contudo, estudos apontam que estes cursos visam mais a formação de pesquisadores. Assim, temos, neste artigo, o objetivo de analisar o aspecto da formação docente nos Programas de Pós-Graduação da área de Ciências Sociais Aplicadas oferecidos pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Realizamos uma pesquisa qualitativa, pautada na análise documental. Identificamos que a principal estratégia de formação tem sido o Estágio Docente, geralmente obrigatório apenas para os bolsistas. Assim, é preciso um despertar para a urgência de iniciativas de formações práticas, mas também teóricas, que deem o subsídio para que os mestrandos e doutorandos possam refletir de forma embasada sobre suas práticas docentes presentes e futuras.
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© Nadielli Maria dos Santos GALVÃO, Henrique Nou SCHNEIDER 2025

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