A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumen
O desenvolvimento de competências digitais é essencial no contexto educacional atual, diante da crescente presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação. O objetivo principal deste estudo é provocar reflexões teóricas sobre o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, busca-se estimular uma reflexão sobre os procedimentos e práticas adotados pelos professores ao integrar essas tecnologias em sala de aula. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico, com a contribuição de autores como Freire (2019), Nóvoa e Alvim (2022), Kenski (2012) e Vasconcelos (2020). O uso de plataformas de aprendizagem online, recursos multimídia e jogos educativos oferece novas possibilidades para a aplicação nas práticas pedagógicas, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa. O estudo conclui que, ao inserir as TIC de maneira estratégica, a educação pode se tornar mais interativa e inclusiva, fomentando a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico.
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Derechos de autor 2025 Marcos Batinga FERRO, Luiz Claudio Correia dos SANTOS, Jhonatas Isac Pereira LIMA

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