ESTUDO CRÍTICO DO DISCURSO DE ÓDIO DOS COMENTÁRIOS EM UMA REDE SOCIAL À LUZ DO SISTEMA DA AVALIATIVIDADE E DA TEORIA DA AFILIAÇÃO
Résumé
O presente trabalho possui como objetivo geral discutir social e discursivamente acerca das manifestações escritas dos seguidores de uma rede social que veiculou, em sua página, a notícia de punição em um aluno que bateu em duas alunas com uma pá. Não pretendemos refletir acerca do caso de bullying em si, mas, sim, debater acerca do discurso de ódio (Buttler, 2021) presente nos comentários gerados. A justifica encontra-se no fato de analisar social e textualmente sobre os 17 comentários gerados, conforme os critérios de afiliação - identificação discursiva (Knight, 2010) bem como de acordo com o total de curtidas aplicado a cada comentário. Considerando esses aspectos, este artigo usou a metodologia e a teoria dos Estudos Críticos do Discurso (Chourialaki e Faircough, 1999; Faircough 2001). Por fim, concluímos que os atores sociais comentadores se afiliavam discursivamente ao evento noticiado, usando a linguagem como marcador de emoções e juízos de valor.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Joaquim Cardoso da SILVEIRA NETO, Taysa Mércia dos Santos Souza DAMACENO 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949). Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista Políticas Públicas. Em virtude do caráter eletrônico da revista, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista, com livre acesso ao público geral.