ESTUDO CRÍTICO DO DISCURSO DE ÓDIO DOS COMENTÁRIOS EM UMA REDE SOCIAL À LUZ DO SISTEMA DA AVALIATIVIDADE E DA TEORIA DA AFILIAÇÃO

Auteurs-es

Résumé

O presente trabalho possui como objetivo geral discutir social e discursivamente acerca das manifestações escritas dos seguidores de uma rede social que veiculou, em sua página, a notícia de punição em um aluno que bateu em duas alunas com uma pá. Não pretendemos refletir acerca do caso de bullying em si, mas, sim, debater acerca do discurso de ódio (Buttler, 2021) presente nos comentários gerados. A justifica encontra-se no fato de analisar social e textualmente sobre os 17 comentários gerados, conforme os critérios de afiliação - identificação discursiva (Knight, 2010) bem como de acordo com o total de curtidas aplicado a cada comentário. Considerando esses aspectos, este artigo usou a metodologia e a teoria dos Estudos Críticos do Discurso (Chourialaki e Faircough, 1999; Faircough 2001). Por fim, concluímos que os atores sociais comentadores se afiliavam discursivamente ao evento noticiado, usando a linguagem como marcador de emoções e juízos de valor.

Bibliographies de l'auteur-e

Joaquim Cardoso da SILVEIRA NETO, UFS

 Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutorando, professor das redes estadual da Bahia e municipal de Fátima, Bahia. E-mail: joaquim.letras@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-5167-7001.

Taysa Mércia dos Santos Souza DAMACENO, UFS

 Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutora, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFS). E-mail: taysamercia@academico.ufs.br https://orcid.org/0000-0001-8209-9291.

Téléchargements

Publié-e

2025-06-01