A RELAÇÃO COM O SABER E O CRUZAMENTO DE FRONTEIRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR INTERCULTURAL
UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE CONFIGURAÇÕES CONCEITUAIS
Résumé
No intuito de apresentar uma aproximação e distanciamento entre as configurações conceituais: A Relação com o Saber com base nas idéias de Bernard Charlot (2000, 2001, 2005, 2009, 2013) e o cruzamento de fronteiras entre os discursos científico e cotidiano, à luz de Aikenhead (2009) que construímos este paper. A opção por utilizar esses referenciais teóricos remete na aproximação de suas ideias quanto à investigação das práticas de professores indígenas (interculturais) dos anos iniciais: Na Relação com o Saber estreitada com a instituição de educação básica a que pertencem, com a disciplina de ciências a qual ministram aulas, a relação com os seus pares (colegas professores, gestão escolar e alunos), e consigo mesmo, compartilhando seu Estilo de Pensamento. Contudo, acrescenta-se a essas ideias, conceitos e princípios sobre saberes docentes interculturais.
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© Eressiely Batista Oliveira CONCEIÇÃO, Renata Sá de Jesus BARBOSA, Anderson Tadeu Gonçalves de ARAÚJO, Denize da Silva SOUZA 2025

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