A RELAÇÃO COM O SABER E O CRUZAMENTO DE FRONTEIRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR INTERCULTURAL

UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE CONFIGURAÇÕES CONCEITUAIS

Auteurs

Résumé

No intuito de apresentar uma aproximação e distanciamento entre as configurações conceituais: A Relação com o Saber com base nas idéias de Bernard Charlot (2000, 2001, 2005, 2009, 2013) e o cruzamento de fronteiras entre os discursos científico e cotidiano, à luz de Aikenhead (2009) que construímos este paper. A opção por utilizar esses referenciais teóricos remete na aproximação de suas ideias quanto à investigação das práticas de professores indígenas (interculturais) dos anos iniciais: Na Relação com o Saber estreitada com a instituição de educação básica a que pertencem, com a disciplina de ciências a qual ministram aulas, a relação com os seus pares (colegas professores, gestão escolar e alunos), e consigo mesmo, compartilhando seu Estilo de Pensamento. Contudo, acrescenta-se a essas ideias, conceitos e princípios sobre saberes docentes interculturais.

Bibliographies de l'auteur

Eressiely Batista Oliveira CONCEIÇÃO, UFS

Doutoranda em Ensino do RENOEN/UFS, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA. Integrante do Grupo Núcleo Colaborativo de Pesquisas e Práticas em Educação Matemática - NCPPEM/CNPq/UFS. E-mail: Sielymetal@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-7469-2677.

Renata Sá de Jesus BARBOSA, UFS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIMA. Integrante do Grupo Núcleo Colaborativo de Pesquisas e Práticas em Educação Matemática - NCPPEM/CNPq/UFS. E-mail: rssajesus@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-5543-4637.

Anderson Tadeu Gonçalves de ARAÚJO, UFS

Mestre em Matemática pela UFS, professor efetivo da Estadual de Sergipe e da rede Municipal de Aracaju. Integrante do Grupo Núcleo Colaborativo de Pesquisas e Práticas em Educação Matemática - NCPPEM/CNPq/UFS. https://orcid.org/0009-0008-0711-7726.

Denize da Silva SOUZA, UFS

Professora Adjunta do Departamento de Matemática/UFS/São Cristóvão-SE. Coordenadora de área do Pibid-Matemática/Campus São Cristóvão/UFS. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática – PQD-4/UFS. Professora do Mestrado PPGECIMA/UFS-SE e do Doutorado em Ensino RENOEN/UFS. Líder do NCPPEM/CNPq/UFS e Vice-líder do NÚPITA/CNPq/UFS. E-mail: denize@academico.ufs.br https://orcid.org/0000-0002-4976-893X.

Téléchargements

Publiée

2025-05-31