Cronologia da Resiliência: enfrentamentos aos desafios da pandemia da COVID-19 sobre a prática educacional no Colégio de Aplicação da UFPE

Auteurs

  • E. CARMO UFPE
  • D. LEANDRO UFPE

Mots-clés :

Colégio de Aplicação, Educação, Ensino Remoto Emergencial, Pandemia

Résumé

O presente relato de experiência se propõe ao registro e à reflexão sobre as adaptações educacionais adotadas emergencialmente no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em virtude da pandemia da COVID-19, considerando o contexto histórico marcado pela crise sanitária que se abateu sobre toda a sociedade global, em diferentes níveis, afetando profundamente a comunidade escolar com a suspensão das aulas presenciais e sua substituição pelo formato de ensino remoto. A pandemia expôs e agravou os problemas das escolas públicas no país, quando o critério econômico se tornou ainda mais revelador das discrepâncias existentes no acesso aos recursos tecnológicos e ao conhecimento, alargando o fosso entre redes de ensino e alterando significativamente o desempenho de estudantes e profissionais da educação. No Colégio de Aplicação da UFPE, especificamente, o modelo de ensino emergencial foi adotado, enquanto proposta excepcional e provisória, fazendo com que docentes e discentes ressignificassem suas práticas, tendo como suporte as novas tecnologias digitais utilizadas na promoção de alternativas educacionais de forma a minimizar as perdas educacionais e de socialização.

Références

ALVES, L. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251

ARRUDA, E. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede, v. 7, n. 1, 2020. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621

CARMO, E. Desafios da Educação em Tempos de Pandemia: apontamentos e inquietações. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 25, 2021. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/62540

HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, 2020. https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17

LESSA, T.; CARMO, E. O Colégio de Aplicação da UFPE no olhar dos seus estudantes: o espaço físico escolar como ambiente de relações sociais. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, p. 297-309, 2017. https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/236113/28822

MOREIRA, J. et al. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020. https://www.researchgate.net/publication/341885804_Transitando_de_um_ensino_remoto_emergencial_para_uma_educacao_digital_em_rede_em_tempos_de_pandemia

RIBEIRO JUNIOR, M. et al. Ensino Remoto em tempos de Covid-19: aplicações e dificuldades de acesso nos Estados do Piauí e Maranhão. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, ano III, v. 3, 2020. https://revista.ufrr.br/boca/article/view/RiberoJunior

SARAIVA, K. et al. A educação em tempos de Covid-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-24, 2020. https://www.researchgate.net/publication/343893628_A_educacao_em_tempos_de_COVID-19_ensino_remoto_e_exaustao_docente

Téléchargements

Publiée

2023-05-10

Numéro

Rubrique

Artigos